Logo ME

Por que se usa tanta soja na culinária vegetariana?

O alto teor de proteína é o grande trunfo desse alimento. Mas ele também tem outras vantagens: é fácil de ser cultivado e texturizado para imitar a carne

PERGUNTA Salatyel Fellipe, Aparecida de Goiânia, GO

Principalmente pelo seu alto teor de proteína. Vegetarianos não comem alimentos de origem animal, que são uma das melhores fontes das chamadas proteínas completas – aquelas que, em sua composição, possuem todos os aminoácidos essenciais para o nosso organismo. Esses aminoácidos não são sintetizados naturalmente, então precisam vir dos alimentos.

 

+ Dá pra viver bem sem carne?

+ Quais produtos um vegano não pode consumir?

 

A soja é uma excelente opção para substituí-los, porque, em alguns casos, tem um teor proteico até maior que o dos “concorrentes”. Por exemplo: enquanto 100 g de carne de galinha têm cerca de 1.810 mg do aminoácido lisina, essa mesma quantidade de soja tem 2.414 mg.

Outros vegetais, como a quinoa, também têm valor nutritivo parecido, mas a soja é muito mais fácil e barata de cultivar. Além disso, ela também pode ser texturizada para simular o gosto e alguns aspectos físicos da carne, como a maciez.

 

FONTE Livro The World of Soy, de Christine M. Du Bois e Chee-Beng Tan