Logo ME

Escócia poderia deixar o Reino Unido e se juntar ao Canadá

(Reprodução/Reprodução)

Em um momento onde a Escócia tenta aprovar seu segundo referendo de independência para deixar o Reino Unido, o escritor Ken McGoogan levantou uma questão que não havia sido mencionada até então. Se o país deixará o Reino Unido, por que não se juntar ao Canadá?

McGoogan, que afirma que a união seria “incrível para as duas nações”, justificou sua posição em um artigo para o jornal canadense Globe and Mail. No texto, ele diz que os avanços nas telecomunicações e a viagem transatlântica transformaram os limites geográficos em algo “irrelevante”, além do fato de a Escócia estar mais próxima do Canadá do que a Califórnia está do Havaí.

De acordo com o autor, uma união daria à Escócia mais independência e poder do que a nação possui atualmente na Grã-Bretanha. Se a ideia se concretizasse, a Escócia seria a terceira maior província do Canadá, com 5,3 milhões de habitantes, que, juntos com os canadenses que possuem descendência escocesa, grupo que inclui representantes no alto escalão do governo, formariam um bloco com quase 10 milhões de pessoas.

Além disso, as províncias do país são responsáveis pelo seu próprio sistema judiciário, de saúde e educacional. Algumas até traçam as próprias regras quanto a imigração. Na mão inversa, a adesão da Escócia daria ao Canadá um aumento de participação na Europa. Para McGoogan “em um mundo ideal, isso funcionária muito bem”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s