Logo ME

Gatos não podem causar problemas mentais, aponta estudo

Pesquisadores ingleses afirmaram, nesta terça-feira, que pessoas que possuem gatos em casa não estão mais suscetíveis a doenças mentais do que quem não tem um felino em casa.

O estudo, publicado na revista Psychological Medicine e feito com 5 mil pessoas, apontou que parasitas carregados por gatos não conseguem afetar o desenvolvimento do cérebro e provocar o surgimento de doenças, como a esquizofrenia, psicose e outros transtornos mentais.

“A mensagem para os donos de gatos é clara: não há evidência de que felinos podem apresentar riscos à saúde mental de crianças”, afirmou Francesca Solmi, líder da pesquisa. “Em nosso estudo, análises primárias apontaram uma pequena conexão entre posse de gatos e sintomas psicóticos aos 13 anos de idade, mas isso se mostrou ser causado por outros fatores”, completou.

As suspeitas iniciais caíram sobre um parasita chamado Toxoplasma Gondii, comumente encontrado no solo e que se reproduz nos tratos intestinais dos gatos. Em mulheres gravidas, o parasita pode provocar defeitos de nascença e abortos espontâneos.

Pesquisas também associaram a toxoplasmose com várias doenças mentais, indo de esquizofrenia a transtorno bipolar. Famílias que tiveram gatos durante a década de 90 e viram crianças crescer em casa entraram para o escopo da análise dos britânicos. Esse método, segundo os cientistas, é mais confiável do que perguntar se as pessoas que sofrem de transtornos mentais se lembram de terem gatos em casa.

Com NBC News

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s