Logo ME

Tufões causam crise no mercado de batatas chips do Japão

Aumento do preço dos pacotes de batata pode parecer um problema simplório, mas não para o Japão

(Divulgação/Wikimedia Commons)

A demanda por batatas chips teve um aumento crescente no Japão, com alguns pacotes atingindo seis vezes o seu valor normal. Isso aconteceu porque a Calbee Inc., dona de 73% desse mercado, paralisou sua produção, após tufões terem prejudicado a colheita de batatas em Hokkaido, uma região-chave para a empresa. Um pacote de batatas sabor pizza, por exemplo, estava sendo vendido por 1,250 yen, cerca de 12 dólares, em sites de leilão japoneses.

Aumento do preço dos pacotes de batata pode parecer um problema simplório, mas não para o Japão. Segundo uma pesquisa feita pelo canal TV Asahi com 10 mil pessoas, as batatas da Calbee Inc. foram os produtos mais populares.

Além da empresa, outros segmentos, como redes de fast-food e restaurantes que usam o tubérculo na preparação de seus pratos, podem sofrer com os impactos causados pelos tufões. De acordo com o jornal Nikkei, o país já vive uma “crise da batata”.

Para acalmar os ânimos dos consumidores, que mostraram seu desespero no Twitter, a Calbee Inc. divulgou um comunicado afirmando que a empresa irá considerar a importação de batata dos Estados Unidos e pedir que fazendeiros da ilha de Kyushu, no sul da nação, antecipem a data da colheita.

Com Bloomberg

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s