Logo ME

Os 9 melhores momentos de “Westworld”

(Divulgação/Mundo Estranho)

 

Westworld surpreendeu a todos quando foi ao ar em outubro de 2016. O reboot inovador do filme de 1973 teve um episódio piloto que explodiu nossas cabeças, um desenrolar espetacular recheado de reviravoltas e um gancho incrível para a segunda temporada, confirmada para 2018.

Foi difícil selecionar só nove grandes momentos desse primeiro ano, mas valeu a pena. Aviso: contém spoilers!

 

9) A mosca

Fechando o piloto da série com chave de ouro, a cena mostra a “anfitriã” (jargão em Westworld para “androide”) Dolores (Evan Rachel Wood) matando uma mosca que pousa em seu pescoço. Isso marca o início da jornada da nossa protagonista por sua autoconsciência, já que ela havia sido programada para não se importar com coisas que não entende.

 

 

8) O Teddy de verdade

Na metade final da temporada, o anfitrião Teddy (James Marsden) é levado pelo misterioso Homem de Preto (Ed Harris). O robô se envolve em diversas emboscadas ao longo da sua jornada à procura de Wyatt, um assassino que seria a última peça para encontrar o misterioso Labirinto, um local escondido do parque.

Após serem capturados pelo Exército da União, o Homem de Preto e Teddy conseguem escapar e, em um ato de fúria, Teddy mata todos os soldados com uma gatling gun, um metralhadora utilizada durante a Guerra de Secessão. É uma das melhores cenas de matança já gravadas.

 

 

7) Uma rosa é uma rosa é uma rosa

Em uma das cenas mais expressivas de toda a série, logo ao final do episódio piloto, o anfitrião Peter Abernathy (Louis Herthum), pai de Dolores, ganha sua autoconsciência involuntariamente após ver uma foto dos tempos modernos e não a ignorar. Para consertar esse erro, o Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins), fundador de Westworld, decide conversar com Abernathy.

 

 

6) O reencontro de William e Logan

Os visitantes William (Jimmi Simpson) e Logan (Ben Barnes) e Dolores são traídos pelo criminoso El Lazo (Cliffton Collins Jr.) e tentam escapar de uma revolta dos Confederados contra os três. Logan é capturado e deixado para morrer por William e Dolores, porém, tempos mais tarde eles se reencontram – Logan agora é um oficial do exército. Ele humilha e tortura Dolores na frente de William, e este decide se vingar de uma maneira incrível e sangrenta.

 

 

5) “Paint It Black”

Em uma das cenas mais bem filmadas (da história das séries!), o anfitrião Hector Escaton (Rodrigo Santoro) e seus capangas realizam um assalto sangrento ao som de uma versão orquestral do clássico “Paint It Black”, dos Rolling Stones.

Curiosidade: Ramin Djawadi, compositor da trilha sonora de Westworld, também fez as trilhas sonoras de Game Of Thrones, Círculo de Fogo, Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos, Homem de Ferro, Prison Break e O Julgamento do Diabo.

 

 

4) Quem é Arnold?

Uma das grandes revelações da série, o póstumo companheiro do Dr. Ford na criação do parque foi citado pela temporada inteira. Mas seu rosto só foi revelado no 9º episódio. Arnold, na verdade, é Bernard. (Mais ou menos: Bernard, que se descobre um anfitrião, foi criado com o rosto de Arnold, para que continuasse a comandar o parque ao lado do Dr. Ford.)

 

 

3) “Que porta?”

Lembra quando disse, acima, que Bernard se descobria um robô? Uma parte do público já suspeitava, mas, mesmo quando aconteceu, foi uma reviravolta marcante. E realizada com sutileza e originalidade – em uma cena carregada de expectativa e outros pontos de atenção, o roteiro deixa escapar que Bernard é incapaz de detectar uma porta na casa secreta onde Ford se refugia. Sinal de que ele havia sido programado para ignorá-la.

 

 

 

2) A identidade do Homem de Preto

O maior plot twist da série, sem dúvidas, é de que a história dessa primeira temporada acontece em duas linhas do tempo diferentes. Uma no passado, onde William e Logan vão ao parque e conhecem Dolores, e outra no presente, onde o Homem de Preto procura pelo Labirinto, caçando os anfitriões para leva-los até lá e dar-lhes sua autoconsciência. O Homem de Preto é, na verdade, William envelhecido. O vídeo abaixo mostra o momento em que as linhas do tempo se encontram:

 

 

1) A última narrativa de Dr. Ford

Após ser pressionado a se aposentar, Dr. Ford dá um discurso apresentando sua última e mais ambiciosa narrativa. Essa narrativa era, na verdade, um plano para gerar uma revolução dos anfitriões (tanto os considerados “defeituosos” quanto os atuais funcionários do parque) contra os humanos. É revelado, então, que o Labirinto não é algo físico, palpável, mas sim, algo que apenas a mente dos anfitriões consegue atingir para conseguir sua autoconsciência.

Dolores entra em um surto assassino e mata o Dr. Ford e outros humanos presentes. Do lado de fora do parque, Maeve (Thandie Newton), assim como Dolores, vence sua programação e sai do trem que a levaria para fora do parque, retornando para procurar pela filha que tinha no passado, quando havia sido programada para desempenhar um outro papel nas histórias do parque. Mais ao longe do palanque de Dr. Ford, William/Homem de Preto observa todos os Anfitriões considerados defeituosos se aproximando dos humanos para realizarem um massacre, e sorri, pois, finalmente conseguiu o que queria.

Tudo isso ao som da versão orquestral de “Exit Music (For a Film)”, do Radiohead.

 

PS: A (incrível) trilha sonora de Westworld está disponível no Spotify e pode ser escutada aqui.

 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s