Mundo Estranho

#DicaTdF: On the road!

Giselle Hirata   |    16 de março de 2012

E aí pessoal!

Hoje eu estou aqui para falar de um livro que eu li recentemente, mas que já tem mais de 50 anos! E mesmo assim continua inovador para os dias de hoje.

O nome do livro é On The Road, de Jack Kerouac.

Jack Kerouac, escritor norte-americano do século 20, é o mais importante personagem da chamada Beat Generation, surgida nos anos 50, após a Segunda Guerra Mundial.
A Beat Generation buscava romper com os padrões literários da época, e propunha uma escrita inovadora e livre. Ela teve influência de diversas outras tendências artísticas, como o Jazz, o Bop, o Modernismo. ( A ME, inclusive, já fez uma matéria sobre o assunto! Clique aqui para ler a matéria.
O livro conta a história de Sal Paradise e seu amigo, Dean Moriarty. Ambos vivem uma vida agitada, atravessando todo os EUA desde o cinzento e obscuro Leste, em Nova Iorque, passando por Denver, no meio do país, e chegando a São Francisco, no Oeste americano, para depois refazer o caminho inúmeras vezes.
Cada cidade que a dupla passa (ou apenas Sal, já que o livro é cheio de encontros e desencontros), é uma nova história.
Embora seja um romance, é uma espécie de diário autobiográfico. Kerouac coloca diversas experiências em forma de narrativa.
Esse é um daqueles livros que não pode ser lido rapidamente. É preciso tentar imaginar o que está acontecendo, essa é a verdadeira experiência que o livro propõe.
O livro é uma importante obra americana, sendo constantemente citado em rankings de os 100 melhores livros da literatura de língua inglesa.
Além disso, com ele é possível ter um panorama de como era a sociedade americana naquela época: drogas, meios de comunicação e tendências.
O livro possuí também uma fama de revolucionário : dizem que depois de lê-lo, Bob Dylan fugiu de casa e Jim Morrison resolveu criar o The Doors.
Esse ano, será lançada a adaptação cinematográfica de On The Road, dirigida pelo brasileiro Walter Salles e estrelada por Sam Rilley, Garrett Hedlund e Kristen Stewart (sim, a Bella de Crepúsculo). O elenco também conta com Viggo Mortensen (o Aragorn de O Senhor dos Anéis), Kirsten Dunst (a Mary Jane de Homem Aranha)), Amy Adams (de O Lutador) e a brasileira Alice Braga. Vamos torcer para que seja tão bom quanto o livro, né?
Imagem: Divulgação
E é isso, galera. #FicaDica de uma leitura sensacional e alucinante!!!
Por Pedro Mostaco (@Mostaco)

Comente!

Feito por