Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Quanto o YouTube paga por pageview?

Entre US$ 0,60 e US$ 5 a cada mil views, em média, com alguns casos acima ou abaixo desses valores

Por Diego Bargas
Atualizado em 8 mar 2024, 10h25 - Publicado em 23 set 2015, 18h20

Ilustra: Raul Aguiar

Entre US$ 0,60 e US$ 5 a cada mil views, em média, com alguns casos acima ou abaixo desses valores. Isso é uma estimativa, já que o algoritmo usado pelo YouTube é secreto e é praticamente impossível determinar, com exatidão, qual a fórmula usada e qual o peso de cada variável (entenda abaixo). E o valor varia radicalmente caso a caso. O vídeo mais lucrativo da youtuber Bia Jiacomine, dona do canal Eu Não Sou Amélia!, teve 50 mil visualizações e chegou a fazer US$ 3,25 de lucro a cada mil views. Bia tem 34 mil inscritos e 1,5 milhão de visualizações totais. Dá para fazer uma grana. Mas é pouco se comparado a um gigante como PewDiePie, que tem mais de 36 milhões de inscritos e 8,8 bilhões de visualizações (dados de maio). Estima-se que ele tenha um faturamento de algo entre US$ 800 mil e US$ 8,4 milhões por ano com seu canal. E aí, quer entrar nessa?

VIEWS MONETIZADOS

Para ser parceiro do YouTube e poder colocar anúncios, você precisa ter 100% do direito autoral dos seus vídeos (usar música de banda famosa já quebra essa regra). O que conta para o YouTube são apenas as visualizações monetizadas, ou seja, aquelas em que a pessoa interage com um anúncio. Para o ad contar como visto, é preciso que a pessoa clique nele ou, no caso de vídeos, que assista pelo menos 30 segundos

Curiosidade:Usar Adblock e similares faz com que seu view não seja monetizado

CUSTO POR MIL

CPM (abreviação de “custo por mil”) é o valor que o anunciante paga ao YouTube a cada mil views monetizados de um vídeo. Sabe-se que o valor do CPM varia muito, o tempo todo, e o YouTube não é transparente em relação aos critérios. Tudo entra na conta: desde o valor que o anunciante se dispõe a pagar até a relevância dos canais de veiculação. Por isso não há uma tabela de valores. Mas a média é 1 dólar e pouco por mil views

Continua após a publicidade

COTA DO YOUTUBE

O YouTube não repassa integralmente o valor do CPM ao dono do canal. Ele retira uma cota antes (o “revenue share”), que é parte de suas fontes de receita. A empresa não divulga o valor oficial de sua cota, mas a cifra que circula em toda a internet, inclusive em veículos especializados, como o Business Insider, é de 45%

TIPOS DE ANÚNCIO

– Anúncio Gráfico é aquele que aparece ao lado do vídeo que você está assistindo. Só para PC

– Anúncio de Sobreposição é aquele banner semitransparente que fica sobre o vídeo. Só para PC

– Anúncio de Vídeo Ignorável é aquele comercial pulável que passa antes, no meio ou depois do vídeo. É o tipo mais popular e pode ser visto no computador, celular, smart TV e videogame

– Anúncio de Vídeo Não Ignorável, como o nome já diz, são comerciais que não podem ser pulados. Duram até 30 segundos e estão apenas no computador e celular

Continua após a publicidade

ENVOLVIMENTO

A pergunta que não quer calar: número de inscritos, curtidas, comentários e visualizações contam na grana feita? Apenas indiretamente. O que acontece é que os canais que bombam nesses aspectos geram mais envolvimento (em inglês, “engagement”) e, por consequência, ganham destaque em mecanismos de busca e recomendações. Isso faz diferença no valor de CPM

PAGAMENTO

A contabilidade disso tudo e os pagamentos são feitos com o sistema AdSense, do Google (dono do YouTube), que também contabiliza anúncios em blogs. Cada vez que você acumula US$ 100, o Google faz uma transferência eletrônica internacional para a sua conta bancária cadastrada. Caso você não alcance US$ 100 em um mês, o valor é acumulado para o mês seguinte

NETWORKS

Algo legal que surgiu são as multi-channel networks, empresas privadas que gerenciam e oferecem suporte a canais em troca de uma porcentagem dos rendimentos. Elas oferecem estrutura, mediam transações e podem trazer oportunidades de ganhos. Se um usuário se associa a uma, deixa de ser parceiro do YouTube, que passa a lidar somente com a rede

Curiosidade: Exemplos de networks: Vevo, Machinima (Inside Gaming), Defy Media (Smosh, Screen Junkies) e Maker Studios (PewDiePie, Epic Rap Battles of History)

ENTENDA O ANALYTICS

Vá a Meu Canal / Gerenciador de Vídeos / Analytics / Ganhos Estimados para ver as estatísticas do seu canal

Continua após a publicidade

youtube tabela

1) Valor do CPM médio do canal

2) Renda bruta do canal

3) Views monetizados do canal

4) Anúncios utilizados no canal (discriminados por tipo e modo de venda)

Continua após a publicidade

5) CPM de cada anúncio

6) Renda de cada anúncio

7) Views monetizados de cada anúncio

FONTE$ ALTERNATIVAS

Outras formas de ganhar dinheiro com seus vídeos

Os canais também podem buscar formas diferentes de lucrar, como fazer merchandising (usar ou anunciar um produto dentro do próprio vídeo). A vantagem dessa prática é que o YouTube não come parte do lucro – embora ele deva ser notificado e a ação deva estar de acordo com sua política de anúncios. E, se você for músico e usar o YouTube para veicular suas canções originais, o ECAD (Escritório Nacional de Arrecadação e Distribuição) pode repassar para você um valor baseado nos direitos autorais sobre o total de reproduções – mesmo princípio usado para remunerar os donos das canções tocadas no rádio

Continua após a publicidade

LEIA MAIS

– Quem inventou a internet?

– Qual foi o primeiro vídeo do Youtube?

FONTES Assessoria de imprensa do Google, sites Social Blade, Business Insider, The Trichordist e canal Professor Puppet do YouTube

CONSULTORIA Camila Renaux e Denis Zanini, consultores de marketing digital, e Bia Jiacomine, youtuber no canal Eu Não Sou Amélia!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A ciência está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por SUPER.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.