Logo ME

João Acácio Pereira da Rocha, o Bandido da Luz Vermelha

O Bandido da Luz Vermelha aterrorizou mansões dos ricaços paulistanos na década de 1960, conquistou o status de celebridade e virou filme

retrato_falado_joao_acacio_pereira_da_rocha

ILUSTRA Eduardo Belga

 

1) Órfão de pai e mãe, João Acácio começou cedo no crime com pequenos furtos. Nasceu em Joinville, Santa Catarina, e ainda garoto fugiu dos cuidados de seu tio para morar na rua com seu irmão mais velho. Mudou-se para São Paulo no começo dos anos 60.

2) João Acácio agia sozinho e armado. Chegava a seus alvos de táxi ou de ônibus e preferia atacar casarões de alta classe. A invasão rolava na alta madrugada – entre 4 e 6 da manhã – depois que o bandido cortava a energia do local.

 

+ Retrato Falado: Marie Noe, a mãe serial killer

+ Retrato Falado: Josef Mengele, o Anjo da Morte nazista

 

3) Para assaltar na escuridão, usava uma lanterna de luz avermelhada. Mas o bandido só ganhou o apelido de Luz Vermelha por causa de um assassino americano que usava uma luz parecida com a de sirenes policiais na hora de matar as vítimas.

4) Agiu sem ser pego durante seis anos e foi capturado por um vacilo, ao deixar impressões digitais no vidro da janela de uma casa assaltada. Foi preso em 1967, no Paraná, e pegou uma pena de 351 anos de prisão.

5) Com seu jeitão excêntrico, virou celebridade, vestindo-se como os Beatles e os cantores da jovem guarda, como Roberto e Erasmo Carlos. Torrava a grana dos assaltos com mulheres e boates e até recebia cartas de amor enquanto estava atrás das grades.

 

+ Retrato Falado: Jeffrey Dahmer, o Monstro de Milwaukee

+ Retrato Falado: Ed Gein, o serial killer mais famoso de Hollywood

 

6) Sob a “cor do diabo” (como o próprio João Acácio se referia ao vermelho), matou quatro pessoas e cometeu 77 assaltos. Apesar de nunca ter sido acusado oficialmente, existe a suspeita de que tenha estuprado mais de cem mulheres.

7) Em 1968, fizeram um filme sobre sua vida. A sequência, intitulada Luz nas Trevas – A Revolta do Bandido da Luz Vermelha, foi lançada em 2009, com Ney Matogrosso na pele de João Acácio, quando o bandido estava no xadrez.

 

Que fim levou?

Desdentado e com distúrbios psiquiátricos, saiu da prisão em 1997, após 30 anos de reclusão. Quatro meses depois, em janeiro de 1998, foi morto numa briga em Joinville, sua cidade natal.