Logo ME

John Wayne Gacy, o palhaço serial killer

Por trás das máscaras de líder comunitário, homem de negócios e animador de festinhas infantis, se escondia um dos principais serial killers dos EUA

retrato_falado_joao_acacio_pereira_da_rocha

ILUSTRA Eduardo Belga

 

1) Os pais, Marion e John, marcaram a infância de Gacy, em Chicago. Por ser mais próximo da mãe e das irmãs, o pequeno John Wayne se interessava por cozinha e jardinagem e, por isso, era ridicularizado pelo pai, alcoólatra, na frente de familiares e amigos.

 

2) Em 1954, Gacy virou escoteiro para agradar ao pai. Uma doença cardíaca congênita, porém, limitava as atividades do garoto, que passou a ser visto como o “doentinho” da turma. Na surdina, John vestia as roupas da mãe para ver como seria em uma versão feminina.

 

+ Retrato Falado: Pedro Alonso Lopez, o Monstro dos Andes

+ Retrato Falado: Thug Buhram, o indiano que matou 125 em nome da deusa Cali

 

3) Aos 22 anos, mudou-se para Springfield, no estado de Illinois, onde se casou, em 1964, e teve sua primeira experiência homossexual. Dois anos depois, levou a família para Waterloo, estado de Iowa, onde trabalhou para o sogro como gerente de lanchonete.

 

4) John convida um garoto, filho de membros da associação comunitária que lidera, para uma sessão de filmes caseira. John embebeda o garoto para receber sexo oral e paga para que se cale. Em 1968, Gacy é denunciado pelos pais do abusado e pega dez anos de prisão.

 

5) Após 18 meses, Gacy sai do xadrez por bom comportamento, mas perde contato com a ex-esposa e os filhos. De volta a Chicago, para morar com a mãe, abre uma pequena empresa de construção civil e se casa novamente, em 1972. Numa recaída, abusa de outro rapaz – dessa vez, matando-o.

 

+ Retrato Falado: Rasputin, o misterioso místico que abalou o czarismo na Rússia

+ Retrato Falado: Joseph Vacher, o serial killer francês que morreu guilhotinado

 

6) Vestido de Pogo, o palhaço, Gacy anima festas e distrai crianças em hospitais. Em 1975, após o segundo divórcio, estupra e estrangula um jovem de 16 anos, iniciando uma série de assassinatos. Estima-se que, até 1978, tenha violentado e matado mais de 32 jovens.

 

7) Em 1978, mata um atendente de farmácia, sem deixar vestígio. Interrogado, Gacy não convence a polícia e passa a ser vigiado. Num jantar oferecido pelo próprio suspeito, os oficiais que o vigiam notam odores estranhos e descobrem várias ossadas enterradas.

 

Que fim levou?

A alegação da defesa, de que Gacy sofreria de múltiplas personalidades, não colou. O palhaço, condenado à morte em 1980, foi executado com uma injeção letal em 1994.