Logo ME

Quantas brasileiras já foram miss universo?

Raissa Santana, nossa representante este ano, perdeu para a francesa Iris Mittenaere

Duas moças brasileiras já ganharam o concurso de beleza mais famoso do mundo: a gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963, e a baiana Martha Vasconcelos, em 1968. Atualmente, ambas vivem longe dos holofotes. Ieda tem 72 anos e vive em Gramado, no Rio Grande do Sul — ela se recuperou de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que teve aos 55 anos. Depois de realizar trabalhos sociais contra a violência doméstica nos Estados Unidos, Martha voltou para Salvador, onde mora atualmente.

O Brasil também teve vencedoras em outros dois concursos do gênero, o Miss Mundo e o Miss Beleza Internacional. Em 1968, Maria da Glória Carvalho, do Estado da Guanabara – hoje parte do Rio de Janeiro – venceu o Miss Beleza Internacional e, em 1971, Lúcia Tavares Peterle, também da Guanabara, levou o Miss Mundo.

As brasileiras no Miss Universo, Miss Mundo e Miss Beleza Internacional costumam ser, respectivamente, a primeira, segunda e terceira colocadas no Miss Brasil. Um exemplo: em 2004, Grazi Massafera ficou em terceiro no concurso brasileiro e participou do Miss Beleza Internacional, mas não ganhou nada lá fora.

O concurso de Miss Universo, primeira divisão da beleza mundial, é disputado desde 1952. No início, era patrocinado por uma fábrica norte-americana de roupas de banho, até que, em 1996, o magnata (e futuro presidente) Donald Trump adquiriu os direitos sobre o evento.

As coroas de 2016 acabaram de ser entregues – a final do Miss Universo aconteceu na madrugada de 30 de janeiro, com a coroação da francesa Iris Mittenaere. O título dá direito a um ano de moradia em um apartamento de luxo em Nova York, além de um reinado repleto de compromissos como atividades de caridade, aparições em programas de televisão e encontros com autoridades. É de cansar a beleza.

Pódium da beleza

Brasil fica em 5º lugar no ranking do concurso Miss Universo

País: Estados Unidos
Títulos: 8

País: Venezuela
Títulos: 7

País: Porto Rico
Títulos: 5

País: Filipinas
Títulos: 3

País: Suécia
Títulos: 3

País: Brasil
Títulos: 2
Empatado com França, Colômbia, México, Japão, Canadá, Austrália, Índia, Trinidad e Tobago, Tailândia e Finlândia

Qualificação rigorosa

Grávidas e mamães não podem participar do concurso
As famosas “2 polegadas” a mais no quadril, que tiraram o título da brasileira Marta Rocha em 1954, não fazem mais parte dos critérios do Miss Universo. Não há pesagem nem tomada de medidas, mas há alguns pré-requisitos. As candidatas devem ter entre 18 e 27 anos, não podem ser casadas nem ter filhos. As mais bem avaliadas pelos jurados avançam para o Top 13, para serem julgadas na categoria traje de banho. Depois, há outra seleção, fechando 9 mulheres, que competem em traje de gala. São selecionadas 6, que participam da fase de entrevista, e então 3 avançam até a última etapa, até a escolha da vencedora.