Logo ME

7 curiosidades bizarras sobre o Quênia

Um jogo ancestral, uma misteriosa cidade abandonada e vários festivais incríveis

estranho_mundo_que%cc%82nia5

 

A metrópole que sumiu

As misteriosas ruínas de Gedi, em Malindi, deixam os arqueólogos perplexos. Eles encontraram até vasos ming e vitrais venezianos lá, mas não há indícios de por que a avançada cidade foi abandonada.

 

estranho_mundo_que%cc%82nia3

Vai bem com tudo

O githeri, uma mistura de feijão com milho, é o grande coringa da culinária queniana. Dependendo do preparo, vira um tipo de caldo, um mexidão com batata e carne, ou outro prato, o mukimo, com banana e verduras.

 

+ 7 curiosidades bizarras sobre Burkina Fasso

+ 7 curiosidades bizarras sobre a Suécia

 

estranho_mundo_que%cc%82nia4

Sopre a vela

Na virada do ano, na Páscoa e no feriado islâmico de Maulidi, a ilha de Lamu vira uma festa com as corridas de dhow, um tipo artesanal de barco. Em terra firme, uma disputa mais divertida: corrida de burros!
estranho_mundo_que%cc%82nia

Todos juntos

Outro festival com um visual incrível é o do lago Turkana, no norte. Ele reúne dez tribos diferentes, cada uma com suas roupas, músicas e comidas. Na foto, os samburus dançam para festejar o fim das secas.

 

estranho_mundo_que%cc%82nia2

Passatempo nacional

Bao (ou mancala) é talvez o jogo mais antigo do mundo, com evidências arqueológicas que datam de milhares de anos. O objetivo é redistribuir sementes ou pedras nos buracos do tabuleiro, capturando as do rival.

 

Fila pro busão

A capital, Nairóbi, tem várias leis estranhas. Lá, é ilegal cutucar o nariz com o dedo. Todo prédio tem que ser pintado anualmente. E, se houver mais de seis pessoas num ponto de ônibus, elas têm que fazer fila!

 

+ 7 curiosidades bizarras sobre Mônaco

+ 7 curiosidades bizarras sobre a Coreia do Sul

 

Língua com língua

Muitas gírias surgiram da mistura dos idiomas suaíli e inglês, por isso são chamadas de “sheng” (fusão de “swahili” e “english”). “Mãe”, por exemplo, é “madha”. “Garota” é “dame”. “Morar” é “pack”.

 

ESTATÍSTICAS ESTRANHAS

67 membros ano Senado

29% audiência média do canal de TV mais popular, o Citizen

US$ 1.000 Preço de 1 kg de marfim de elefante contrabandeado

US$ 292 mil Arrecadação total de Vingadores: A Era de Ultron no país

 

FONTES Sites Buzz Kenya, Trending News Kenya, Kenya National Bureau of Statistics, Lamu Island, The Insatiable Traveler, CIO e Atlas Obscura