Logo ME

7 curiosidades bizarras sobre a Suécia

Difícil dizer o que é mais maluco por lá: a língua, os reis ou as religiões! Conheça 7 curiosidades sobre a Suécia

estranho-mundo-suecia

Melhor que o Papai Noel

Qual a melhor maneira de celebrar o espírito natalino? Com um bode gigante de palha, oras! A cidade de Gavle ergue essa estrutura todo ano, desde 1966, relembrando uma tradição escandinava pré-cristianismo. A má notícia é que, quase sempre, vândalos queimam a obra!

O teste prático do café

No século 18, o rei Gustav 3º poupou dois gêmeos idênticos da condenação à morte. Mas com uma condição: para o resto da vida, um deles só tomaria café e o outro só chá. Dois médicos reais acompanharam o “experimento”. O que bebia chá morreu primeiro, aos 83 anos.

Torrent sagrado

A Suécia é o país com mais ateus do mundo. Lá, você acredita no que quiser e será respeitado. Em 2012, o governo concedeu status de religião ao Kopimism – uma seita que acredita que o compartilhamento digital de arquivos é sagrado. Seu símbolo é o Ctrl+C / Ctrl+V.

 

+ 7 curiosidades bizarras sobre Mônaco

+ 7 curiosidades bizarras sobre a Índia

 

estranho-mundo-suecia5

Intraduzível

Os suecos têm várias palavras praticamente exclusivas. Eles adoram, por exemplo, “fika” (“pausa para um bolo e um café”). Já “knullruffs” significa “cabelo bagunçado depois do sexo”. “Vabba” é “ficar em casa cuidando dos filhos, recebendo pensão do governo”.

 

estranho-mundo-suecia3

Almoço agridoce

Se você não gosta de uva-passa na farofa, não vá pra lá. Na cozinha local, frutas e salgados frequentemente andam juntos. É comum comer carne ou batata com geleia de lingonberry (uma frutinha parecida com a cereja). Ou ainda fazer sopa com blueberry (mirtilo).

 

estranho-mundo-suecia2

Ai, meus olhos!

O grupo Abba ficou conhecido por hits como “Dancing Queen”… e pelas roupas ridículas. Depois, admitiram: o figurino era motivado por uma lei sueca bizarra que permite deduzir do imposto de renda gasto com roupas, se você provar que elas não são para uso diário.

 

+ 7 curiosidades bizarras sobre Cuba

+ 7 curiosidades bizarras sobre Burkina Fasso

 

estranho-mundo-suecia4

Livrão do demo

Reza a lenda que, no século 13, um monge fez um acordo com Satanás para conseguir terminar de escrever, em uma única noite, um manuscrito que salvaria sua vida. Isso explicaria a imagem do diabo no Codex Gigas, o maior manuscrito medieval do mundo, exposto na Biblioteca Nacional.

 

ESTATÍSTICAS CURIOSAS

480 dias Licença-maternidade

US$ 24,5 bilhões é a fortuna do sueco mais rico (Stefan Persson, dono da grife H&M)

38 anos é a idade do programa de TV sueco mais antigo (o show musical Allsang pa Skansen)

6 mil acidentes causados por alce acontecem todo ano

 

FONTES TheLocal.se, Sweden.se, Daily Mirror, Associated Press e Slide Fact