Logo ME

Por que a calça do Hulk não rasga quando ele se transforma?

Sistema de censura que vigorou até o ano 2000 impedia que o Hulk mostrasse suas partes íntimas por aí... Mas o editor Stan Lee também tinha suas explicações

Hulk

Acredite: você não é o único com essa dúvida. Leitores já perturbavam os editores da Marvel com essa mesma dúvida pouco depois da estreia (e do enorme sucesso) do personagem. Na época, Stan Lee, criador do Hulk e “respondedor” oficial na seção de cartas da revista, se saía com alguma piadinha. Chegou a sugerir que o Hulk pode ter ganhado uma calça elástica de Reed Richards – o Senhor Fantástico, que tem a capacidade de se alongar.

A resposta é mais complexa e não tem a ver com decisões editoriais (ou o universo compartilhado da Marvel). Em 1954, a Associação Americana de Revistas em Quadrinhos (CMAA, na sigla em inglês) criou o Comics Code, que regulava a publicação de conteúdo impróprio nas HQs. Era um sistema rígido, que suprimia qualquer menção a nudez, sexo, drogas, violência excessiva ou temas adultos nas revistas. Sem o selo do Comics Code na capa, as revistas não poderiam ser vendidas.

 

+ Por que o Hulk é verde?

+ Como o Hulk foi (re)feito para o filme dos Vingadores

 

Então, embora a transformação do franzino cientista Bruce Banner no enorme monstro Hulk geralmente destruísse sua camiseta/jaqueta/avental, a calça (ou a cueca) permaneciam lá, para esconder o “dito-cujo” do herói.

O Comics Code caiu em desuso no fim dos anos 90. Muitas novas editoras surgidas na época, como a Image, sequer se associaram à CMAA (que, no geral, era muito mal-vista pela comunidade de criadores e leitores de HQs). Com o tempo, mais artistas decidiram adotar uma abordagem realista, mostrando que, sim, o Hulk também perde as calças em sua metamorfose. Ninguém ainda postou um nu frontal – tem sempre uma sombra, uma caixa de texto ou algum objeto estrategicamente posicionado… (vide acima).

Mas o Hulk não é o único herói cujo uniforme parece inverossímil. Quando Superman rebate balas no peito, por que sua roupa não fica rasgada? Afinal, ele é resistente, mas a roupa não! E por que o uniforme do Flash não é desintegrado pelo atrito quando ele atinge velocidades astronômicas? Por que a indumentária do Tocha Humana volta ao corpo dele quando ele retorna à forma humana? Ela não deveria ter virado cinzas?

 

+ Quem é mais rápido: o Flash ou o Superman?

+ Maldições de Hollywood, capítulo 3: Os filmes do Superman

 

Roteiristas já quebraram a cabeça para tentar justificar esses “furos”. No caso do Superman, já houve quem alegasse que a roupa era uma armadura kritponiana e quem dissesse que o herói emite um milimétrico campo de força sobre a pele, suficiente para proteger o tecido. No caso do Flash, quem o protege é a Força da Velocidade (uma energia cósmica que alimenta seu superpoder).

E, no caso do Tocha Humana, é tudo invenção do gênio Reed Richards: o uniforme do Quarteto Fantástico é feito de “moléculas instáveis”, que se rearranjam conforme a necessidade. É por isso, também, que Richards consegue se esticar sem rasgar o figurino, e a roupa de Sue Storm desaparece com ela quando ela fica invisível.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Juninho Cineasta

    A resposta é simples. São histórias em quadrinhos. Quadrinhos desafiam as leis da fisica.

    Curtir

  2. O chavasco do Hulk deve ser do tamanho de uma jiboia. kkkkk

    Curtir