Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como canais de TV ganham dinheiro?

Canais faturam dentro e fora da programação

Por Geiza Martins
Atualizado em 22 fev 2024, 10h38 - Publicado em 8 jan 2015, 17h33

Pergunta do leitor – Francisco Cassemiro,

Avaré, SP

TV Fechada

Espectadores e marcas pagam para ver

Continua após a publicidade

TAXA DE ASSINATURA

As emissoras pagas recebem uma cota previamente acertada com as operadoras de TV por assinatura. O valor repassado aos canais varia de acordo com o tamanho da base de assinantes e do valor que cada um deles paga pelo pacote de canais

BRANDED CONTENT

Continua após a publicidade

É comum o desenvolvimento de conteúdos ligados a anunciantes. Podem ser vídeos ou ações que traduzam os valores das marcas com o objetivo de torná-las reconhecidas para além de seus produtos e serviços. O canal produz o conteúdo publicitário e o encaixa na programação

  • Relacionadas

TV Aberta

Continua após a publicidade

Canais faturam dentro e fora da programação

MERCHANDISING

Sabe quando o apresentador interrompe o programa e apresenta um produto? Essa divulgação também é paga. Essa ação de marketing, que existe no Brasil desde 1950, pode ser feita em programas de auditório, novelas, reality shows etc. Cenários com marcas de patrocinadores e gerador de caracteres com textos sobre o produto também compõem o merchan

Continua após a publicidade

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

São os famosos comerciais que rolam nos intervalos da programação. O anunciante paga um valor para ter sua propaganda exibida na grade. O acordo pode envolver também patrocínio (como no caso dos esportes) e apoio em projetos. No Brasil, esse modelo de geração de receita existe desde 1951, um ano após a TV chegar ao país

ALUGUEL DE HORÁRIO

Continua após a publicidade

Os canais também faturam vendendo espaço da grade para a exibição de produções de terceiros, como televendas e igrejas. Essa prática gera receita fixa e garantida para a emissora, que repassa a responsabilidade do conteúdo para o locador. O modelo existe no Brasil desde os anos 90 e uma das primeiras emissoras a usá-lo foi a Band

LICENCIAMENTO

Transformar as produções em marcas e vender produtos relacionados a elas é uma estratégia de vendas que está no ar desde os anos 2000. Um exemplo disso é a comercialização de DVDs de seriados, novelas e reality shows. Além do conteúdo televisionado, os canais também usam suas marcas para venda de livros, brinquedos, roupas e alimentos, entre outros

FONTES Jornais Folha de S.Paulo e Meio&Mensagem e sites Band, Globosat, globo.com, Projeto Inter-meios e Merchanview consultoria José Armando Vannucci, jornalista especialista em televisão e Roberto D¿Ugo Jr., coordenador do curso de rádio, TV e internet da Faculdade Cásper Líbero

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A ciência está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por SUPER.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.