Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como são escolhidos os números das linhas de ônibus?

Depende da cidade, claro, mas também depende de quando as linhas foram criadas.

Por Diogo Antonio Rodriguez
Atualizado em 11 mar 2024, 11h06 - Publicado em 19 jul 2016, 18h09
Linhas de ônibus

sugestão do membro da TdF Victor Liporage

edição Felipe van Deursen

Depende da cidade, claro, mas também depende de quando as linhas foram criadas. Em São Paulo, por exemplo, o sistema de numeração surgiu na década de 1970. Com o tempo, a cidade cresceu e os critérios mudaram sem seguir uma lógica. Por isso, o número de uma linha não diz muito sobre trajeto, origem e ponto final.

A SPTrans, órgão responsável pelo transporte de ônibus na cidade, diz que um novo sistema de numeração está sendo criado, sem previsão de implantação. Mas essa não é uma questão paulistana. Em outros lugares, as coisas também não são muito fáceis.

Continua após a publicidade

Sopa de letreiros

Os números querem dizer alguma coisa, mas às vezes só confundem o usuário

RIO DE JANEIRO

A capital fluminense é um exemplo de cidade com lógica mais clara em sua numeração

Continua após a publicidade
Rio – linhas de ônibus

São Paulo

São dez áreas numeradas. Fazia sentido antes, mas hoje não. Exemplo: a linha 8600 liga o centro a Pirituba (zona norte), a 8605 vai do centro ao Campo Limpo (zona sul) e a 6451-10 também liga o centro à zona sul

Categorias de trajetos

– Radial Liga uma região específica ao centro (Ex.: Pça. Ramos-Terminal Campo Limpo)

– Diametral Liga pontos muito distantes de regiões diferentes (Ex.: Penha-Metrô Santana)

– Inter-regional Liga regiões sem passar pelo centro (Ex.: Parque Edu Chaves-Metrô Vila Madalena)

– Regionais Circula dentro de uma região (Ex.: Jardim São Francisco-Metrô Itaquera)

Continua após a publicidade

Salvador

Segundo a Secretaria de Mobilidade da capital baiana, o código de cada linha “é criado automaticamente” por um sistema de planejamento. Mas, para saber o itinerário, é preciso ter um aplicativo! Mais confunde que ajuda

Washington

Os Estados Unidos também não escapam. Antes de a capital ter um órgão de transportes, as empresas numeravam as linhas como queriam. Hoje, há linhas numeradas de acordo com a malha de bondes, que nem existe mais. Uma zona

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM:

– CONTANDO NINGUÉM ACREDITA: ônibus bate em poste e abelhas atacam passageiros

– CONTANDO NINGUÉM ACREDITA: Macaco rouba ônibus e causa acidente na Índia

– 7 coisas que sentimos ao usar o transporte público

– Qual é a diferença entre trem e metrô?

FONTES SPTrans, Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Secretaria de Mobilidade de Salvador

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.