Mundo Estranho

É verdade que, quando duas minhocas acasalam, ambas ficam "grávidas"?

É verdade, sim. A minhoca é um anelídeo hermafrodita, o que significa que ela é dotada ao mesmo tempo de sistemas reprodutores masculino e feminino. Com isso, é capaz de produzir tanto espermatozóides quanto óvulos. Mas, mesmo assim, ela não consegue se autofecundar. "Para haver a reprodução, a minhoca precisa de um parceiro", afirma o zootecnista Afrânio Guimarães, dono de uma empresa especializada na criação de minhocas. Durante o acasalamento, os poros masculinos de uma ficam encostados nos receptáculos seminais da outra, permitindo a fecundação dos óvulos pelos espermatozóides. Ao final do "namoro", as duas minhocas trocam os gametas masculinos e ambas ficam fecundadas, ou seja, "grávidas".

Em seguida, cada uma vai para um lado e lança no solo seus ovos (cerca de dez), que saem envoltos numa espécie de casulo. Cada óvulo fecundado dará origem a um filhote. Os cientistas estimam que uma minhoca é capaz de gerar aproximadamente 500 minhoquinhas por ano. Existem cerca de 2 mil espécies desse animal - classificado dentro da ordem dos anelídeos - conhecidas no mundo. Aqui no Brasil, as mais comuns são a minhoca-do-brejo (Pheretima hawayana), a minhoca-da-noite (Lumbricus terrestris), que pode medir impressionantes 30 centímetros, e a vermelha-da-califórnia (Eisenia phoetida), a mais procurada pelos criadores porque produz húmus (um excremento usado como adubo orgânico) em grande quantidade, além de se reproduzir rapidamente.

Um sexo é pouco Planária e caracol também são seres hermafroditas que têm reproduções exóticas

TÉCNICAS ALTERNADAS

As planárias (Girardia tigrina) são vermes de corpo achatado e alongado como se fosse uma fita. Elas medem de 5 a 25 milímetros e vivem no mar e na água doce, embora existam algumas espécies que habitem solos úmidos. As planárias são hermafroditas e podem ter reprodução sexuada ou assexuada. No primeiro caso, a fecundação ocorre com a troca de espermatozóides com um parceiro, exatamente como fazem as minhocas. Na reprodução assexuada, elas dividem seu corpo em duas partes iguais, dando origem a outro animal.

NAMORO DEMORADO

No mundo todo existem mais de 4 mil espécies de caracóis, moluscos terrestres também dotados de ambos os sexos. Mas, como as minhocas, eles só se reproduzem com a troca de gametas entre dois indivíduos. A cópula dos caracóis é lenta e pode levar até dez horas. Depois da fecundação, eles cavam buracos de 5 a 10 centímetros onde cada indivíduo coloca de 100 a 300 ovos, que medem de 3 a 4 milímetros de diâmetro. Os ovos eclodem, em média, 30 dias após serem produzidos.

Você também pode gostar de:

Fechar