Mundo Estranho

Existe alguma técnica para controlar o momento da ejaculação?

por Jairo Bouer | Edição 22

A ejaculação rápida é comum no início da vida sexual. Pesquisas apontam que até 50% dos adolescentes têm dificuldade em controlar o orgasmo. Mas qual é o tempo normal para uma ejaculação? Em geral, é o suficiente para que o casal tire prazer do encontro. Com experiência, prática e maior intimidade com a parceira, você passa a controlar melhor a ansiedade, que é a principal causa do problema.

Mas alguns homens, mesmo com experiência, têm dificuldade em segurar o orgasmo. Eles podem estar enfrentando um problema conhecido como ejaculação precoce. E, para esse tipo de situação, muitas técnicas de controle estão disponíveis. Talvez a mais conhecida seja uma chamada de stop and go ("pare e vá!"). Ela consiste em interromper a transa no momento em que o homem sente que o orgasmo se aproxima. Depois de sentir que o prazer está sob controle, ele volta à penetração. Com o tempo, o homem aprenderia a "segurar" um pouco mais a ejaculação.

Outra técnica recomendada, embora com resultado mais limitado, é o uso da masturbação antes da transa. Com isso, o homem iria "menos ansioso" para um segundo orgasmo. Camisinhas um pouco mais grossas ou aquelas com efeito "retardante" - com um anestésico que pode diminuir a sensibilidade do pênis - têm efeito duvidoso. Já a psicoterapia, por ajudar no controle da ansiedade, pode ser uma alternativa interessante.

Para os casos mais graves, alguns remédios podem ser indicados por um médico. Em geral, são antidepressivos que, como efeito colateral, produzem um atraso na ejaculação. m

* Médico psiquiatra e estudioso da sexualidade humana

Você também pode gostar de:

Fechar