Mundo Estranho

O homem pode sentir orgasmo sem ejacular?

por Jairo Bouer* | Edição 28

Nos homens, orgasmo e ejaculação andam quase sempre juntos e muita gente acha que por isso os dois são exatamente a mesma coisa. Mas não são! Orgasmo é o pico do prazer que o homem sente em uma relação sexual. Depois dele, há uma queda abrupta no estímulo, o que, em geral, corresponde a uma perda da ereção e à necessidade de um certo "tempo de recuperação" antes do segundo tempo.

Já a ejaculação é a saída de esperma pelo pênis. Na "hora H", há uma contração dos músculos que ficam na região genital e essa pressão muscular facilita a expulsão do sêmen. Embora não seja muito comum, é possível sim gozar sem ejacular - e também o contrário, ejacular sem sentir orgasmo. Vamos por partes: um homem é capaz de ter ejaculado muitas vezes em um único dia e estar praticamente sem esperma "estocado". Assim, ele pode chegar ao quarto ou quinto clímax sem liberar nem um pouco de sêmen. Homens que tomam alguns tipos de antidepressivo também podem demorar muito mais para lançar o esperma, sendo possível até experimentar um orgasmo sem que a ejaculação aconteça. O mesmo vale para quem passou por cirurgias que mexeram em nervos da região genital.

O caso contrário, a expulsão do esperma sem o clímax, pode ocorrer com quem sofre de ejaculação precoce. Ela às vezes acontece tão rápido, que o sujeito nem chega a sentir o pico de prazer. Em outras ocasiões, o homem pode estar com uma estimulação sexual tão baixa, que chegará a ejacular sem uma sensação plena de orgasmo.

* Médico psiquiatra e estudioso da sexualidade humana

Você também pode gostar de:

Fechar