Mundo Estranho

Por que algumas vezes o pum faz barulho e em outras não?

por Yuri Vasconcelos | Edição 85

Por causa das intensidades variadas da vibração causada pelo peido ao passar pelas membranas do ânus. Dependendo da velocidade com que o gás for expulso e da contração dos esfíncteres (válvulas que controlam o abre-e-fecha do ânus), o pum será barulhento ou silencioso. A seguir, prepare o balão de oxigênio e confira outras curiosidades sobre esses malafamados gases. =(~

SÍNDROME DE CORNETEIRO

Peido sonoro é fruto de alta pressão gasosa aliada à contração do fiofó

Os gases se acumulam no final do intestino, pouco antes do ânus, que é uma espécie de anel, com duas válvulas (esfíncteres): a interna se abre involuntariamente; a externa dá para controlar e abrir aos poucos. A velocidade de expulsão da ventania depende sobretudo do volume de gás e da pressão exercida por ele: mais pressão, maior velocidade. Com o esfíncter externo contraído, o peido, que está saindo a toda, gera uma barulhenta vibração dessa membrana ao sair do fiofó. Com o esfíncter relaxado, o traque sai na boa, sem emitir nenhum ruído.

HAJA NARIZ!

Outras podreiras que você precisa saber sobre os "rojões"

É POSSÍVEL GERAR ENERGIA COM O FLATO?

Em tese, sim, pois cerca de 10% do pum é feito de metano, que é inflamável. Mas, para isso, seria preciso superar vários obstáculos, como a invenção de um dispositivo que coletasse os gases diretamente da fonte. Seja como for, veja abaixo como você se sairia no posto de "fábrica de peidos".

QUAIS ALIMENTOS GERAM MAIS GASES E POR QUÊ?

Tubérculos, alguns cereais, certos legumes e laticínios são as comidas que mais causam flatulência. Isso acontece porque esses alimentos não são totalmente digeridos no estômago e acabam sofrendo a ação das bactérias no intestino com a consequente formação de gases. Veja o ranking das comidas gasosas abaixo.

1º TUBÉRCULOS

Batata-doce e inhame

2º CEREAIS

Feijão e grão-de-bico

3º LEGUMES

Repolho e couve-flor

QUEM PEIDA MAIS: HOMENS OU MULHERES?

Nem um nem outro. Nessa disputa dá empate. "Por uma questão cultural, o homem tem mais liberdade para eliminar flatos em público, o que não ocorre com as mulheres. Elas, por recato, costumam segurá-los e só eliminá-los quando estão a sós", afirma o gastroenterologista Arnaldo Ganc, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

ARROTO É UM PUM QUE SAIU PELA BOCA?

Não, o arroto não é "um pum maroto que subiu de elevador", como diz o ditado popular. A coisa acontece assim: depois que o ar é engolido, ele atravessa a faringe e o esôfago antes de chegar ao estômago. Parte desse ar segue para o intestino, onde vai virar. pum A outra, impulsionada por contrações estomacais, toma o caminho de volta e sai pela boca num arroooto! (Ops!)

O QUE É O PUM E COMO ELE É FEITO?

É uma mistura variável de gases inodoros, que engolimos ao longo do dia, e, claro, dos fedorentos compostos gasosos produzidos no intestino. Com vocês, o roteiro da "superprodução" Nascido para Feder:

A maior parte dos gases que formam o pum, como nitrogênio e hidrogênio, entra pela boca ao ser engolida durante as refeições ou quando falamos. Esses gases percorrem o tubo digestivo e parte deles é absorvida pelo organismo. O resto chega ao intestino, onde vai engrossar o traque. Alimentos que não são completamente digeridos no estômago, como feijão e batata-doce, são fermentados por bactérias no intestino, gerando mais gases, em geral fedidos. Essa mistureba de flatos vai se acumulando no intestino até finalmente ser expelida pelo ânus por causa da pressão.

O QUE ACONTECE COM O PUM QUANDO VOCÊ O SEGURA?

Ele volta para o intestino, até ter uma nova chance de escapar e ganhar o mundo. Muitas vezes a liberação acontece à noite, quando você está dormindo. Segundo os médicos, não há problema em prender um traque ou outro, mas quem faz isso com frequência corre o risco de ter distensão abdominal e dores de barriga.

DÁ PARA ACENDER UM PEIDO?

Sim, pois o metano, um dos gases do traque, é inflamável. Há até relatos de pessoas que sofreram queimaduras durante uma cirurgia no intestino, quando o metano dos flatos se inflamou com o uso do cauterizador (espécie de maçarico para cicatrizar vasos rompidos). Por isso, cuidado: se você é um dos sem-noção que brincam de acender peidos, pode acabar com o traseiro tostado!

POR QUE ELES SÃO FEDIDOS?

Por causa de compostos malcheirosos, como enxofre, ácido graxo e sulfetos, produzidos durante o processo de digestão dos alimentos pelas bactérias presentes no intestino. Ovos e carnes geram "rojões" fedorentos por serem ricos em proteína, cuja fermentação produz grande quantidade de enxofre e sulfetos de hidrogênio e carbono, que cheiram a ovo podre. Alimentos gordurosos também são campeões da fedentina, pois provocam a formação de grande quantidade de ácidos graxos, outra substância nada aromática.

QUAL É A NOSSA PRODUÇÃO DIÁRIA DE PEIDOS?

Por volta de 1 litro a 1,5 litro, distribuído em 15 a 20 peidos. "Eles são liberados a qualquer hora do dia ou da noite, quer estejamos acordados ou dormindo", diz o cirurgião-geral André Martins Barros, do Hospital Sepaco, em São Paulo. Todo mundo peida - até a gostosa da escola. E tem mais: algumas pessoas liberam puns mesmo depois de mortas!

Você também pode gostar de:

Fechar