Mundo Estranho

Por que às vezes vemos as rodas girando no sentido contrário ao que vai o carro?

Isso costuma acontecer quando a gente vê um carro em alta velocidade na tela de cinema ou na televisão. A explicação é que a tela (tanto do cinema como da TV) "pisca", ou seja, entre um quadro e outro, ela se apaga por um microssegundo. Como a gente só enxerga a imagem quando um objeto está iluminado, é como se ele também piscasse diante dos nossos olhos. Isso é praticamente imperceptível, mas, quando o objeto em questão também gira em uma freqüência constante, pode acontecer o que os físicos chamam de efeito estroboscópico. O que diabos é isso? Calma, vamos lá. Imagine um ponto fixo na roda de um carro. Se a tela pisca um pouco mais rápido que a freqüência de giro da roda, a gente vai enxergar esse ponto novamente antes de ele completar uma volta inteira. A seqüência desses pontos, um sempre um pouco atrás do outro, causa a impressão de que a roda está girando para trás. Entendeu? Já se a piscada da tela é mais lenta que a volta do pneu, a impressão é de que a roda gira para a frente. Se as duas freqüências coincidirem, o ponto será visto sempre no mesmo lugar - aí parece que o pneu está parado. Nos filmes de faroeste em que aparecem carroças o efeito estroboscópico fica ainda mais evidente, pois os aros das velhas rodas de madeira são bem definidos.

Fora da telinha, essa ilusão de ótica pode acontecer quando os objetos são iluminados por lâmpadas fluorescentes ou de descarga gasosa, que também "piscam". Por isso, durante a noite, nessas condições de iluminação, você também pode observar rodas de carros girando para trás. De dia, como a luz do sol é constante, o efeito é bem mais raro.

Pura ilusão O efeito estroboscópico está por toda parte

TESTE DO VENTILADOR...

Quem nunca viu um ventilador girar mais devagar, quase parando? Essa experiência pode ser feita em um ambiente iluminado com luz fria e fica bem claro se uma das hélices for marcada com caneta.

...DA TORNEIRA...

Quando os pingos de uma torneira são iluminados por lâmpada estroboscópica (como aquelas de boates), podemos ter a sensação de que as gotas estão voltando para a torneira ou paradas no mesmo lugar — depende da freqüência da luz e dos pingos.

...E DA FÁBRICA

Dentro de fábricas iluminadas com lâmpadas fluorescentes, máquinas e motores podem parecer parados ou girando em baixa rotação. Para evitar acidentes de trabalho nesses locais, foram desenvolvidas lâmpadas especiais que minimizam esse efeito.

Você também pode gostar de:

Fechar