Mundo Estranho

Qual a diferença entre o leopardo e a onça-pintada?

Esses dois animais, pertencentes à família dos Felídeos e ao gênero Panthera, costumam confundir as pessoas porque têm o corpo coberto por uma pelagem alaranjada tingida por pintas pretas. Mas, olhando de perto, é possível perceber algumas diferenças no desenho do pêlo de cada um e também no porte. Além disso, eles habitam lugares distintos. A onça-pintada (Panthera onca), também conhecida como jaguar, é o maior felino das Américas, enquanto o leopardo (Panthera pardus) pode ser encontrado em praticamente toda a África e em boa parte do continente asiático. "Ele é um dos felinos com maior distribuição geográfica pelo planeta", diz a bióloga Mara Marques, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Na Ásia, o leopardo é mais conhecido como pantera. A pantera negra, por sinal, é um leopardo com a pelagem toda preta.

Essa coloração uniforme é causada pelo excesso de melanina - pigmento negro encontrado em várias regiões do corpo, como na pele e nos pêlos. Diferenças à parte, a onça-pintada e o leopardo têm muita coisa em comum. "Ambos são animais solitários, excelentes predadores, têm hábito noturno e uma grande agilidade para subir em árvores", afirma Mara.

Sutilezas de cabo a rabo Pequenos detalhes nos desenhos do pêlo, na cauda e no peso distinguem uma fera da outra

Leopardo

As pintas entregam...

A principal maneira de distinguir a onça-pintada do leopardo é observando as manchas dos dois animais. A onça possui pintas em forma de roseta (1) , com círculos envolvendo pontos pretos. Já o leopardo tem só as manchas em forma de círculo (2), sem os pontos centrais

...E as caudas também

No comprimento, o leopardo é menor, medindo, em média, 1,50 metro contra 1,80 metro da onça. Mas com a cauda acontece o contrário. A onça tem rabo menor (3), cerca de 70 centímetros. Já a cauda do leopardo é, em média, 30 centímetros mais longa (4)

Onça

Peso leve e pesado

Os poucos centímetros que separam os comprimentos dos dois animais geram uma grande diferença de porte: a onça é bem mais forte (5), pesando entre 100 e 160 quilos, enquanto o leopardo, mais esbelto (6), tem entre 50 e 90 quilos

Você também pode gostar de:

Fechar