Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Qual a função dos diferentes profissionais num set de cinema?

Descubra o que, afinal, faz um "best boy" e qual a diferença entre produtor e produtor executivo

Por Luiza Sahd
Atualizado em 22 fev 2024, 10h30 - Publicado em 20 jan 2016, 17h36

ILUSTRAS Raul Aguiar

Produtor executivo

É o “cara da grana”: colabora financeiramente com o filme, mas não participa ativamente do dia a dia no set. Diferentemente do produtor, não lida com questões técnicas. Há quem considere que esse crédito só é concedido para afagar a vaidade do beneficiado

Gerente de locações

“Locação” é o jargão técnico para qualquer cenário não construído em estúdio. Esse profissional precisa pesquisar lugares reais (um museu, uma casa, uma rua…) adequados a cada cena. Se o diretor aprovar, o próximo passo é conseguir a autorização (ou negociar o pagamento) para o uso do local

Gerente de produção

Nem todo mundo está envolvido com a parte artística do filme. Esse profissional, por exemplo, cuida de toda a parte burocrática: custos de produção, aluguel de equipamento, salários, cronogramas… Ele é essencial para evitar estouros no orçamento ou atrasos na filmagem, por exemplo

Produtor

Grosso modo, é ele quem torna um filme possível. Ele coordena aspectos como a arrecadação de dinheiro,a contratação de profissionais e a distribuição do longa. Envolve-se em praticamente todas as etapas, desde a seleção do projeto que será executado até a pós-produção

Designer de produção

É ele quem responde pelo visual do filme como um todo, passando por cenário, figurino e maquiagem. É preciso que esses elementos estejam bem coordenados: não faz sentido uma atriz vestindo um figurino antigo, mas com um estilo de maquiagem atual e atuando em um cenário futurista, né?

Continua após a publicidade

Sonoplasta

Já na pós-produção, esse artista cria, artificialmente, os efeitos sonoros exigidos pela cena. Por exemplo: ele pode bater diferentes tipos de metais para criar o ruído de um acidente de automóvel. Hoje, porém, é muito comum a manipulação de arquivos digitais já prontos com esse tipo de som

Departamento de arte

É o setor que reúne todos os profissionais responsáveis por aspectos visuais, como o diretor de arte, o decorador de set, o designer de set e até os ilustradores, que criam desenhos durante a pré-produção para ajudar a equipe a entender melhor o filme

Diretor de arte

Supervisiona o trabalho dos ilustradores,dos artistas gráficos e dos designers no set de filmagem

Diretor de elenco

Tom Cruise ou Brad Pitt? Scarlett Johansson ou Natalie Portman? Cabe a ele escolher os atores certos para cada papel. Muitas vezes, o processo envolve testar dezenas ou centenas de candidatos a cada personagem, que leem algum trecho do roteiro. Esses testes são chamados de audições

Storyboarder

Algumas cenas são caras ou complicadas demais para serem simplesmente feitas “na hora”. O storyboarder cria uma espécie de HQ que ajuda o diretor e o cinematógrafo a planejar os movimentos da câmera, por exemplo. O cargo surgiu no estúdio de animação de Walt Disney, nos anos 30

Continua após a publicidade

bastidores-cinema2

Figurinista

Cuida de cada detalhe das roupas dos atores, o que inclui elementos como tecidos, cores e caimento. Não basta ser bom estilista: para filmes de época, por exemplo, os figurinistas mais aplicados pesquisam materiais, tingimentos e padronagens típicos do período ou garimpam peças em brechó

Departamento de som

É o conjunto de profissionais encarregados da gravação e do tratamento de todos os sons de um filme. São eles, por exemplo, que posicionam e operam os diferentes tipos de microfone. Também cuidam da mixagem do áudio, ou seja, da combinação de vários sons simultâneos

Maquiador

Responsável pelo make do rosto e, em alguns casos, do corpo inteiro. O maquiador-chefe cuida dos atores principais, enquanto os assistentes ficam com os secundários. Há também especialistas em maquiagem de próteses (como as orelhas pontudas de Spock, em Jornada nas Estrelas)

Cinematógrafo ou diretor de fotografia

É basicamente a mesma função, mas há quem diga que o termo cinematógrafo só pode ser aplicado quando o diretor de fotografia também opera a câmera.A função dele é obter o visual almejado pelo diretor para cada cena, por meio de ajustes de luz, regulagem da câmera e uso de filtros

Continua após a publicidade

Operador de câmera

Alguns diretores, diretores de fotografia ou cinematógrafos gostam de “colocar a mão na massa” e operar, pessoalmente, as câmeras. Mas, na maioria dos casos, há um técnico designado especificamente para essa função, que é orientado para realizar cada movimento (zoom, panorâmica etc.)

Maquinista ou grip

Diferentes movimentos de câmera podem exigir, por exemplo, que o aparelho deslize sobre trilhos ou seja anexado a guindastes móveis. Quem monta esses equipamentos é o maquinista-chefe, ou grip. Ele também precisa deixar a iluminação como o diretor de fotografia definiu

Assistente de direção

Ajuda o diretor na parte artística e o gerente de produção na parte técnica. Em alguns casos, pode dirigir o segundo plano de cenas principais ou até trabalhar paralelamente ao cineasta, cuidando de cenas menores em uma locação diferente, por exemplo. Nesse caso, conta com uma equipe própria, chamada de segunda unidade

Fotógrafo de still

Não confunda com o diretor de fotografia. Esse aqui registra os “stills” (ou seja, as fotos paradas) que servirão para a divulgação do filme. Seu material pode ser usado em pôsteres ou cedido para jornais e revistas, por exemplo. Ele também pode fotografar o set para ajudar o trabalho do diretor

Decorador de set

Imagine um decorador de interiores – mas, em vez de mobiliar uma casa, ele adereça os cenários do filme. Assim como o figurinista, pode “caçar” peças reais interessantes ou desenhar e construir, do zero, os móveis que deseja. Ele divide o Oscar de direção de arte com o designer de produção

Continua após a publicidade

LEIA MAIS

Que petiscos são comidos no cinema em outros países?

Quando surgiu o hábito de comer pipoca no cinema?

O que são filmes B?

Por que os filmes do cinema mudo são mais acelerados?

O que foi a Nouvelle Vague?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.