Mundo Estranho

Qual é a arma mais mortal do mundo?

por Fernando Badô | Edição 50

ak-47

É difícil dar o título para uma única arma porque elas podem ter funções muito diferentes. Existem, por exemplo, armas superprecisas do tipo "alvo seletivo" - elas mostram a vítima ao atirador com um detalhamento absurdo. Outras se notabilizam pelo poder de destruição. "E não se pode esquecer de um terceiro tipo de armamento, as armas leves e pequenas. Altamente disseminadas pelo mundo, elas são responsáveis por 500 mil mortes por ano", diz o engenheiro Matt Schroeder, diretor do projeto de monitoramento de venda de armas da Federação dos Cientistas Americanos. Por causa dessas diferenças, dividimos as armas mortais em cinco categorias: a arma mais usada, a campeã de mortes por minuto, a mais versátil, a mais potente e a que tem maior distância de tiro. Confira como são essas máquinas de matar!

Não tem mais onde furar Trabucos explodem tanques, acertam alvos a mais de 1 km e matam milhões

ARMA COM MAIS MORTES POR MINUTO - AK 47

PAÍS DE ORIGEM - Rússia

COMPRIMENTO - 87 cm

CALIBRE - 7,62 x 39 mm

PESO - 4,3 kg (descarregada)

Assim como a Uzi, esse rifle de assalto dispara 600 tiros por minuto. Mas sua área de alcance efetivo é maior: ele é capaz de fazer vítimas num raio de 300 metros a partir do disparo. Apesar de não ser tão disseminado quanto a submetralhadora israelense, o AK 47 é campeão no quesito mortes por minuto porque causa ferimentos mais graves e letais. É a mais efetiva arma de fogo.

DESTAQUE - Sua facilidade de uso e montagem - um soldado com alguma experiência é capaz de deixá-lo pronto para mandar bala em um minuto. Não à toa, o AK 47 é o preferido de grupos de terroristas e milícias em guerras civis.

ARMA MAIS USADA - UZI

PAÍS DE ORIGEM - Israel

COMPRIMENTO - 40 cm

CALIBRE - 9 mm

CALIBRE - 3,5 kg (descarregada) e 4 kg (carregada)

Capaz de disparar 600 tiros por minuto numa área de 200 metros de alcance efetivo (área onde ocorre a maioria das mortes por uma arma), a submetralhadora UZI é campeã de preferência entre forças armadas do planeta. Ela já foi comercializada para 90 países. Grupos de controle de armas indicam que há mais de 10 milhões de unidades espalhadas pelo mundo.

DESTAQUE - Tamanho pequeno (ela é do tamanho de duas revistas Mundo Estranho colocadas lado a lado) e o peso relativamente leve tornam a Uzi fácil de manusear em combate.

ARMA MAIS POTENTE - LANÇA-FOGUETES M136AT-4

PAÍS DE ORIGEM - Suécia

COMPRIMENTO - 1,16 m

CALIBRE - 84 mm

PESO - 6,7 kg

Essa bazuca antitanque no melhor estilo Rambo é usada para equilibrar um duelo entre um soldado e um tanque de guerra. Com ignição elétrica, o lança-foguetes pode ser carregado com diferentes projéteis, desde modelos com disparo mais preciso, capazes de romper blindagens de até 42 centímetros, até foguetes mais potentes - que são menos precisos, mas detonam blindagens de até 60 centímetros de espessura!

DESTAQUE - Os foguetes são disparados a 1 026 km/h, quase a velocidade do som. Rotacionados por uma hélice, eles saem girando e detonam alvos a até 300 metros de distância!

ARMA MAIS VERSÁTIL - M16A2

PAÍS DE ORIGEM - Estados Unidos

COMPRIMENTO - 1,06 m

CALIBRE - 5,56 x 45 mm

PESO - 3,8 kg (descarregada) e 4,5 kg (carregada)

O principal rifle do Exército americano é uma ramificação da família do temidos AR 15. Seu design permite que uma série de acessórios seja acoplada ao corpo principal, aumentando a lista de tarefas que ele executa. A rapidez de disparo impressiona: a arma libera 800 tiros por minuto, numa área de 550 metros de alcance efetivo.

DESTAQUE - As dezenas de acessórios para turbinar a arma. Entre eles, destaque para a mira telescópica, uma lanterna e um lança-granadas, que a tornam uma arma completa para ataque e defesa.

ARMA DE MAIOR ALCANCE - BARRET M82A1

PAÍS DE ORIGEM - Estados Unidos

COMPRIMENTO - 1,49 m

CALIBRE - .50 (12,7 x 99 mm)

PESO - 12,9 kg (descarregada)

Um soldado com esse rifle semi-automático tem o dom da invisibilidade. Os atiradores de elite que o usam são capazes de atingir um alvo humano a 1 800 metros de distância, ou o comprimento de 18 campos de futebol! Com um Barret, um militar americano estabeleceu o recorde de distância para um tiro: ele acertou um alvo não humano a 2 500 metros de distância!

DESTAQUE - A mira telescópica da arma, que aproxima o alvo em até 10 vezes em relação à visão normal, possibilita disparos ultraprecisos mesmo a longas distâncias.

Você também pode gostar de:

Fechar