Mundo Estranho

Qual é o filme mais longo da história do cinema?

por Cíntia Cristina da Silva | Edição 23

Você jamais deve ter ouvido falar dele, mas o filme campeão em duração não poderia ter um título melhor: The Cure for Insomnia ("A Cura para Insônia", 1987). Escrito e dirigido por John Henry Timmis IV, o longa (e bota longa nisso) tem espetaculares 85 horas de duração, o que lhe garantiu lugar cativo no Guinness, o "livro dos recordes". Esse curioso filme foi desenvolvido como parte de um programa experimental, na tentativa de reprogramar o relógio biológico dos insones para que eles pudessem voltar a dormir - quem sabe durante a própria exibição do filme. The Cure for Insomnia foi mostrado pela primeira vez, na íntegra, no Instituto de Arte de Chicago, nos Estados Unidos, em 1987. A sessão começou no dia 31 de janeiro e só terminou no dia 3 de fevereiro. Curioso sobre a história apresentada? Pois é, o pior é que o filme não tem roteiro!

O ator principal é o poeta americano L.D. Groban, que aparece em cena lendo um poema épico de sua autoria com mais de 4 mil páginas! À leitura da obra literária misturam-se cenas de arquivo com os mais variados temas, de videoclipes de heavy metal a cenas de sexo explícito captadas de fitas eróticas. Quem viu garante que a película tem momentos hilariantes, outros de pura genialidade, mas o que predomina mesmo é o tédio. Em 1970, outro filme-maratona ficou famoso: The Longest Most Meaningless Movie in the World ("O Filme Mais Longo e Mais Sem Sentido do Mundo"). Exibido em algumas poucas salas de cinema na Inglaterra, ele também usava cenas de arquivo e durava 48 horas. É claro que filmes assim não entram no circuito comercial, são apenas obras experimentais. Mas Hollywood também tem uma quedinha por produções duradouras, como você pode conferir na página ao lado.

Mergulhe nessa

Na livraria:

Dicionário de Cineastas, Rubens Ewald Filho, Companhia Editora Nacional, 2002

Cinema Year by Year - 1894-2003, Edição Robyn Karney, DK Publishing, 2003

Na internet:

www.imdb.com

www.guinnessworldrecords.com

Épicos intermináveis Dez filmes hollywoodianos com horas e mais horas de duração

1. CLEÓPATRA (1963)

Duração: 4h03

Com a atriz Elizabeth Taylor no papel-título da rainha do Egito, o filme lidera a lista de longas produções de Hollywood, mas o diretor Joseph L. Mankiewicz queria mais: sua idéia original era fazer de Cleópatra dois filmes com três horas de duração cada um!

2. E O VENTO LEVOU (1939)

Duração: 3h42

O maior clássico da história do cinema narra as agruras da jovem Scarlett O’Hara durante a Guerra Civil Americana (1861-1865). O filme já começou grandioso: para o papel principal - que ficou com a atriz inglesa Vivien Leigh - foram entrevistadas 1 400 candidatas.

3. LAWRENCE DA ARÁBIA (1962)

Duração: 3h42

Dirigido por David Lean, o filme narra a história do aventureiro tenente inglês T.E. Lawrence (Peter O’Toole). Pouco acontece durante as mais de três horas: não há batalhas sangrentas ou dilemas amorosos. No entanto, poucos filmes fotografaram o deserto de maneira tão bela.

4. OS DEZ MANDAMENTOS (1956)

Duração: 3h40

Esse épico bíblico narra toda a história de Moisés. E haja horas para mostrar seu nascimento, o período de escravidão, a fuga do Egito, a apresentação dos dez mandamentos... A megaprodução levou o Oscar de efeitos especiais.

5. O PORTAL DO PARAÍSO (1980)

Duração: 3h39

Este já apareceu em mundo estranho (edição 21) como um dos maiores fracassos de bilheteria da história. Também, pudera, apesar da longa duração, os críticos o condenam por um "detalhe": falta uma história. O enredo, sobre disputas de terra no Velho Oeste, é bastante confuso e arrastado.

6. BEN-HUR (1959)

Duração: 3h32

O filme narra a história do judeu Ben-Hur (Charlton Heston), que decide enfrentar o Império Romano. Vale a pena esperar horas para assistir à memorável corrida de bigas entre Ben-Hur e seu rival Messala, um grande momento da história do cinema.

7. O SENHOR DOS ANÉIS - O RETORNO DO REI (2003)

Duração: 3h30

O diretor Peter Jackson levou para as telas e transformou num grande sucesso o romance épico O Senhor dos Anéis, do escritor inglês J.R.R. Tolkien. O filme O Retorno do Rei é o terceiro e o mais longo da série.

8. SPARTACUS (1960)

Duração: 3h18

Kirk Douglas é Spartacus, um escravo que se rebela contra o Império Romano. Dirigido pelo cineasta americano Stanley Kubrick, o filme ganhou quatro Oscars: ator coadjuvante (Peter Ustinov), direção de arte, fotografia e figurino.

9. A LISTA DE SCHINDLER (1993)

Duração: 3h17

Dirigido por Steven Spielberg, o filme conta a história do alemão Oskar Schindler (Liam Neeson), que durante a Segunda Guerra salvou mais de mil judeus dos campos de concentração. O filme faturou sete Oscars.

10. TITANIC (1997)

Duração: 3h15

As mais de três horas de duração para contar a história do naufrágio desse transatlântico valeram a pena: ainda hoje Titanic está em primeiro lugar no ranking das maiores bilheterias do cinema em todos os tempos, com um faturamento de mais de 1 bilhão de dólares.

Você também pode gostar de:

Fechar