Mundo Estranho

Se a água é formada por um combustível (H) e um comburente (O), como ela apaga o fogo?

por Victor Bianchin | Edição 88

Na verdade, o hidrogênio e o oxigênio em suas formas atômicas - H e O - não têm propriedades de combustível e comburente. Essas propriedades pertencem às moléculas que eles formam: H2 e O2, respectivamente. Veja nos esquemas ao lado como simples alterações no rearranjo químico mudam as características desses dois elementos.

SEPARADOS ELES "PEGAM FOGO"

1. A combustão é uma reação de oxidação: uma substância perde elétrons para outra. Para ela ocorrer, é preciso ter um combustível (que pode ser o H2) e um comburente (como o O2). Se o combustível é o H2, ele perde elétrons que vão para o O2 durante a combustão

2. Com a troca de elétrons, as moléculas de H2 e O2 se recombinam e viram água na forma de vapor (2H2O), numa reação que gera bastante energia. O problema é que uma parte da energia não cabe nas moléculas de água. E essa sobra é justamente o fogo que a gente vê

JUNTOS ELES APAGAM

1. Por sua vez, a água (H2O) na forma líquida serve para apagar o fogo porque ela rouba calor da combustão. Sem calor, as reações químicas entre combustível e comburente não ocorrem, e o fogo deixa de ser formado

2. Além disso, ao roubar o calor da combustão, a água atinge uma temperatura suficiente para evaporar. O vapor d'água, então, se dispersa entre as moléculas de O2 do ar, dificultando o contato entre combustível e comburente e enfraquecendo ainda mais o fogo

ÁGUA OXIGENADA (H2O2) TAMBÉM APAGA O FOGO?

Pelo contrário: ela é um poderoso agente oxidante, o que a tornaria um ótimo comburente, como o O2 do ar. Ou seja, ela ajudaria outras substâncias a queimar. "O problema é que você teria que ter muita água oxigenada e pouco combustível para fazê-la agir como comburente, porque existe muito menos oxigênio (O) nela do que no ar", diz o professor Guintar Luciano Baugis, coordenador do curso de Química das Faculdades Oswaldo Cruz.

O QUE ACONTECERIA SE CHOVESSE TODA A ÁGUA DA ATMOSFERA?

Toda a superfície da Terra no nível do mar seria coberta por uma camada extra de 2,5 cm de água. Essa é a previsão de um relatório da Nasa, a agência espacial americana, que estima haver quase 13 trilhões de litros de água na atmosfera. Parece muito, mas isso representa só 0,001% do total do líquido no planeta.

É VERDADE QUE A ÁGUA PODE CONGELAR SÓ MUITO ABAIXO DE 0 ºC?

Sim. Uma água puríssima, sem outras moléculas misturadas, pode ser resfriada até cerca de -38 ºC sem virar gelo, num processo conhecido como supercooling. Isso acontece porque o gelo precisa de uma espécie de ponto de apoio para começar a se formar - como uma microscópica partícula de sujeira. Sem isso, o gelo só se forma em temperaturas extremas. O mais bizarro é que, nessas condições, o congelamento da água é quase instantâneo. Se você quiser conferir, dê uma busca no YouTube com as palavras "supercooled" e "water"!

A ÁGUA DE UMA PRIVADA É SEMPRE IMUNDA?

Nem sempre. Em 2006, uma menina de 12 anos da Flórida fez uma experiência para a feira de ciências da escola: ela coletou amostras de gelo de cinco redes de fast food e comparou com amostras de água das privadas dos mesmos restaurantes - após dar descargas, é claro. O material foi analisado na Universidade do Sul da Flórida. Resultado: em quatro dos restaurantes, a água da privada tinha menos bactérias que a água do gelo!

DÁ PARA MORRER DE TANTO BEBER ÁGUA?

Dá! Em 2007, uma mulher morreu nos EUA após um concurso para ver quem bebia mais água sem ir ao banheiro - ela tomou mais de 2 litros em poucas horas. A água tem eletrólitos, como o sódio (Na+), que ajudam os músculos e nervos a funcionar. Mas, com excesso de água circulando no corpo, os eletrólitos se dispersam e as células precisam absorver mais água para captá-los. Isso pode levá-las a explodir! O que é especialmente grave no cérebro.

ONDE HÁ MAIS ÁGUA NO PLANETA?

Cerca de 97% da água existente na Terra é encontrada nos oceanos. Nos míseros 3% restantes está toda a água potencialmente potável do planeta, distribuída das mais diferentes maneiras, da atmosfera às geleiras e rios. Veja como esses 3% de água fora dos mares se dividem:

A ÁGUA TEM MAIS DO QUE TRÊS ESTADOS FÍSICOS?

Bem mais. Segundo um estudo da Universidade de Boston, a água possui cinco fases líquidas e até 14 fases sólidas diferentes! Confira no termômetro alguns dos estados físicos da água dependendo da temperatura atingida:

A ÁGUA DA CHUVA SEMPRE CAI EM FORMA DE GOTA?

Na verdade, ela nunca cai em forma de gota... Em geral, a água da chuva tem formato esférico, que se altera dependendo do tamanho dela, como você vê aqui ao lado. A maioria das "gotas" de chuva tem diâmetro entre 1 e 2 mm, mas, no Brasil, já foram registradas por cientistas formações com até 10 mm em 2004.

QUANTO TEMPO A ÁGUA PERMANECE NAS NUVENS?

Cerca de dez dias. Esse é o tempo médio que uma molécula permanece na atmosfera durante o ciclo da água no planeta, lembra-se dele? Tomando os oceanos como ponto de partida, a água é aquecida pelo Sol, evapora e vai para a atmosfera. De lá, ela pode cair nos continentes em forma de neve - numa geleira, por exemplo - ou como chuva, seguindo para rios e lagos até desaguar de novo no mar.

Você também pode gostar de:

Fechar