Mundo Estranho

Teste - Mensagens subliminares

por André Victor Sartorelli | Edição 82

Assista a um trecho de uma das cenas do filme Kill Bill 1 e responda a pergunta. - Confira também os principais casos de mensagens subliminares do mundo 1 - A cena apresenta subliminarmente o logotipo de qual marca? ]]>

p0uA1NvrP" />Adidas p0uA2NvrP" />Nike. p0uA3NvrP" />Puma. p0uA4NvrP" />Reebok. 2 - O que existe de subliminar nas cores do McDonald´s?

p1uA1NvrP" />Remetem a produtos vendidos no restaurante p1uA2NvrP" />A letra "M" em amarelo é uma imagem de uma batata-frita p1uA3NvrP" />A cor vermelha desperta a fome e o amarelo induz as pessoas a comerem mais rapidamente p1uA4NvrP" />A cor amarela desperta a fome e o vermelho induz as pessoas a comerem mais rapidamente 3 - Depois de observar fixamente por 30 segundos para o ponto preto na imagem da bandeira brasileira e olhar logo em seguida para uma folha branca de papel, o que você percebe?

p2uA1NvrP" />Nada p2uA2NvrP" />é possível ver projetada no papel a bandeira com o círculo central em movimento. p2uA3NvrP" />No papel aparece a imagem da bandeira com suas cores originais. p2uA4NvrP" />Na folha de papel surge a frase "Ordem e progresso" 4 - Qual o principal conceito transmitido por essa propaganda da Benetton?

p3uA1NvrP" />Diversidade p3uA2NvrP" />Preconceito p3uA3NvrP" />Alerta contra a disseminação da Aids p3uA4NvrP" />Felicidade 5 - O que essa outra propaganda da mesma marca apresenta de subliminar?

p4uA1NvrP" />Um cemitério com algumas cruzes pela metade p4uA2NvrP" />Diversos túmulos com cruzes e dois deles com estrelas de Davi p4uA3NvrP" />Um apelo para a paz mundial p4uA4NvrP" />Poucas cruzes refletidas num espelho, o que aparente existir várias 6 - A Mercedes Benz fez uma campanha para anunciar seu patrocínio a um festival de música em Sintra, Portugal. Por que a imagem é subliminar?

p5uA1NvrP" />Os carros do anúncio parecem chegar juntos ao evento p5uA2NvrP" />A cor preta em todos os carros é intencional para mostrar a formalidade da ocasião p5uA3NvrP" />A quantidade de carros usados na figura mostra que é um evento importante e muito disputado p5uA4NvrP" />A seqüência de automóveis posicionados lado a lado faz alusão a um instrumento musical 7 - é muito comum que agências de propaganda usem mensagens subliminares em anúncios de marcas de cerveja. O que essa publicidade da Kaiser tem de subliminar?

p6uA1NvrP" />Anúncio de outro tipo de bebida alcoólica nas prateleiras p6uA2NvrP" />Imagem de rostos no balcão p6uA3NvrP" />A modelo representa a cerveja, de acordo com as cores de sua roupa p6uA4NvrP" />As bebidas em um dos lados da prateleira formam a letra "K" 8 - Nem as histórias em quadrinhos deixam de recorrer às técnicas que atingem o inconsciente do leitor. O que há de subliminar nesse trecho da HQ?

p7uA1NvrP" />O título p7uA2NvrP" />Objetos de conotações sexuais p7uA3NvrP" />O final do texto no terceiro quadrinho que sugere um palavrão "a gente se..." p7uA4NvrP" />Um homem vestido de freira

Consultoria:

Flávio Calazans, comunicólogo da Unesp Resultado: Você não percebe com facilidade conteúdos subliminares. Esse resultado pode ser considerado mais regular do que ruim, já que é realmente difícil identificar cada mensagem subliminar, aliás, é justamente essa a intenção das empresas e agências de publicidade. Você observa bem e consegue analisar a maioria das imagens. Identifica os conteúdos subliminares mais comuns, e assim como a maioria das pessoas, deixa de notar o que há de mais detalhado por trás de alguma idéia "escondida". Parabéns. Você é muito detalhista e não é qualquer mensagem subliminar que passa despercebida por seus olhos. 1 - A cena apresenta subliminarmente o logotipo de qual marca? Adidas Nike Puma Reebok No trecho em que aparece a mancha de sangue sobre a roupa de uma das personagens, note que a marca de sangue forma o logotipo da Nike. Especialistas consideram o trecho subliminar porque em outras cenas "positivas" do filme aparece o logotipo da Puma, concorrente da Nike, que só aparece num momento de derrota da vilã. 2 - O que existe de subliminar nas cores do McDonald´s? Remetem a produtos vendidos no restaurante A letra "M" em amarelo é uma imagem de uma batata-frita A cor vermelha desperta a fome e o amarelo induz as pessoas a comerem mais rapidamente A cor amarela desperta a fome e o vermelho induz as pessoas a comerem mais rapidamente Parece mito, mas a influência das cores, principalmente nas usadas pelo McDonald´s, já foi alvo de diversos estudos comprovados. 3 - Depois de observar fixamente por 30 segundos para o ponto preto na imagem da bandeira brasileira e olhar logo em seguida para uma folha branca de papel, o que você percebe? Nada é possível ver projetada no papel a bandeira com o círculo central em movimento No papel aparece a imagem da bandeira com suas cores originais Na folha de papel surge a frase "Ordem e progresso" As cores também podem se apresentar de maneira subliminar dependendo da mistura entre tonalidades. Esse teste tem chance maior de funcionar quando a bandeira está impressa em papel branco. 4 - Qual o principal conceito transmitido por essa propaganda da Benetton? Diversidade Preconceito Alerta contra a disseminação da Aids Felicidade As propagandas da marca Benetton produzidas por Oliviero Toscani despertaram muita polêmica por abordar temas sociais, políticos e religiosos. Essa imagem de 1994 alerta para a disseminação da Aids por povos de todo o mundo. 5 - O que essa outra propaganda da mesma marca apresenta de subliminar? Um cemitério com algumas cruzes pela metade Diversos túmulos com cruzes e dois deles com estrelas de Davi Um apelo para a paz mundial Poucas cruzes refletidas num espelho, o que aparente existir várias A campanha coloca entre as imagens das cruzes, duas estrelas de Davi, símbolo do Judaísmo que também representa a união do Céu com a Terra. Essas estrelas são captadas pela visão periférica de modo subliminar. 6 - A Mercedes Benz fez uma campanha para anunciar seu patrocínio a um festival de música em Sintra, Portugal. Por que a imagem é subliminar? Os carros do anúncio parecem chegar juntos ao evento A cor preta em todos os carros é intencional para mostrar a formalidade da ocasião A quantidade de carros usados na figura mostra que é um evento importante e muito disputado A seqüência de automóveis posicionados lado a lado faz alusão a um instrumento musical Note que a posição dos carrinhos e as linhas do chão branco lembram a imagem de um piano. Tudo a ver com o festival patrocinado pela marca. 7 - é muito comum que agências de propaganda usem mensagens subliminares em anúncios de marcas de cerveja. O que essa publicidade da Kaiser tem de subliminar? Anúncio de outro tipo de bebida alcoólica nas prateleiras Imagem de rostos no balcão A modelo representa a cerveja, de acordo com as cores de sua roupa As bebidas em um dos lados da prateleira formam a letra "K" A fórmula de unir belos corpos femininos à propaganda de cerveja não é novidade. A mulher parece estar dentro do copo com a roupa que tem as mesmas cores da bebida. A idéia aqui é apresentar a cerveja como uma bebida muito gostosa, como uma mulher! 8 - Nem as histórias em quadrinhos deixam de recorrer às técnicas que atingem o inconsciente do leitor. O que há de subliminar nesse trecho da HQ? O título Objetos de conotações sexuais O final do texto no terceiro quadrinho que sugere um palavrão "a gente se..." Um homem vestido de freira Esse quadrinho é um bom exemplo de que conteúdos subliminares também podem aparecer em textos. Note que a palavra "conscientizada" no título é irônico porque é formado por armas, a foice e o martelo - símbolo do comunismo - e até mesmo uma serpente. Você acertou: "+ respostas +"<\/strong> perguntas!<\/p>") if(respostas <= 3){ $("#result_descricao1").show(); } if(respostas >= 4 && respostas <= 6){ $("#result_descricao2").show(); } if(respostas >= 7 && respostas <= 8){ $("#result_descricao2").show(); } //]]]]> // 31) {da[1] = da[0].substr(da[0].length-1,1);da[0] = '0'+da[0].substr(0,da[0].length-1);} if (da[1] > 12) {da[2] = da[1].substr(da[1].length-1,1);da[1] = '0'+da[1].substr(0,da[1].length-1);} if (da[2] > 9999) da[1] = da[2].substr(0,da[2].length-1); dt = da.join('/'); if (dt.length == 2 || dt.length == 5) dt += '/'; d.value = dt; diahoje = '2014'; idade = diahoje-da[2]; document.mail.Idade.value = idade; } function Enviar(){ if($("#Nome").val() == ""){ alert('Informe seu nome!'); $("#Nome").focus(); return false; } if($("#Nascimento").val() == ""){ alert('Informe a data de Nascimento!'); $("#Nascimento").focus(); return false; } if($("#Cidade").val() == ""){ alert('Informe a Cidade!'); $("#Cidade").focus(); return false; } if($("#Estado").val() == ""){ alert('Selecione um estado!'); $("#Estado").focus(); return false; } if($("#e_mail").val() == ""){ alert('Informe seu e-mail!'); $("#e_mail").focus(); return false; } var emailRegEx = /^([a-zA-Z0-9_\.\-])+\@(([a-zA-Z0-9\-])+\.)+([a-zA-Z0-9]{2,4})+$/; str =$('#e_mail').val(); if(str.match(emailRegEx)){ //return true; }else{ alert('Endereço de e-mail inválido!'); $("#e_mail").focus(); return false; } if($("#pergunta").val() == ""){ alert('Digite sua pergunta!'); $("#pergunta").focus(); return false; } document.mail.submit(); return true; } $("#btnEnviar").css("display","block"); //]]]]> // -1 ){ var strQueryString = strHref.substr(strHref.indexOf("?")); var aQueryString = strQueryString.split("&"); for ( var iParam = 0; iParam < aQueryString.length; iParam++ ){ if (aQueryString[iParam].indexOf(strParamName + "=") > -1 ) { var aParam = aQueryString[iParam].split("="); strReturn = aParam[1]; break; } } } return strReturn; } //]]]]> // ]]>