Logo ME

Qual a criatura abissal mais bizarra do mundo? Vote no ranking!

Conheça 16 espécies surpreendentes que moram na profundidade oceânica onde a luz não chega - e reorganize o ranking com seus votos!

O termo “mar profundo” ainda não tem definição exata, mas muitos o descrevem como a partir do ponto em que a luz já não é suficiente para a realização da fotossíntese – cerca de 200 m abaixo da superfície. Mais adiante, aos 1.000 m de profundidade, a escuridão já é completa, mas ainda existe vida – e muita.

Mas, para se adaptar e sobreviver às profundezas, essas espécies acabam se tornando muito diferentes de qualquer outro bicho que encontramos na Terra. Abaixo, listamos 16 exemplos. Qual você acha mais bizarro? Para “subir” a posição de uma espécie no ranking, é só clicar na setinha para cima, ao lado do número da espécie. Para “reabaixá-la”, é só clicar na seta para baixo. O ranking é atualizado em tempo real segundo os votos de todos os participantes.

 

FONTES Livro Medusae of the British Isles, de sir Frederick S. Russell; e sites Universidade de KielAustralian Museum, BBC, Deep Sea Photography, Earth System Science Data, Everything Octopus, The Featured Creature, Monster Fish World, Real Monstrosities, Red Orbit, Science and the Sea, Scuba Diver Life, Untamed Science e Zipcode Zoo