Logo ME

Qual a diferença entre paca, ariranha, capivara e cutia?

MUNDOESTRANHO-136-36-620

PACA

Comprimento: 32 a 60 cm

Peso: 6 a 8 kg

Dieta: Frutos, raízes, folhas e cascas de árvore

Expectativa de vida: 16 anos

Predadores: Onça-pintada, onça-parda, jaguatirica e cachorro-vinagre

Solitária, não tolera parceiros fora do período de acasalamento, abandona o filhote após o desmame e não convive bem com humanos. Tem pelos curtos, ásperos e acastanhados, além de manchas amareladas na barriga. As patas fortes e as garras auxiliam na corrida e na escavação de tocas com várias entradas e saídas.

ARIRANHA

Comprimento: 1,5 a 1,8 m

Peso: 22 a 45 kg

Expectativa de vida: 15 anos

Dieta: Peixes, pequenos mamíferos e aves

Predadores: Não tem

A cor da pelagem curta varia entre o marrom e o acastanhado. Patas largas com membranas interdigitais e cauda longa e achatada fazem da ariranha uma boa nadadora. Ela caça durante o dia e constrói tocas nas margens de rios e lagos. Vive em grupos de até 12 indivíduos.

CUTIA

Comprimento: 40 a 60 cm

Peso: 1,5 a 2,8 kg

Dieta: Frutos, brotos e sementes

Expectativa de vida: 14 anos

Predadores:Onça-pintada, onça-parda e jaguatirica

É conhecida pela cabeça alongada e pela cauda curta. Tem quatro dentes incisivos grandes e curvos. Quando ameaçada, eriça os pelos, duros, compridos e espessos. Vivendo em pequenos grupos, tem a seguinte estratégia alimentar: enterra o alimento nos períodos de fartura e só o desenterra na época de escassez. Ela se abriga em tocas, em meio de raízes e troncos caídos.

CAPIVARA

Comprimento:1,2 m, em média

Peso:80 kg

Expectativa de vida:15 anos

Dieta: Capim, grama, ervas e vegetação aquática

Predadores: Homem, onça-pintada, onça-parda, sucuri e jacaré

O maior roedor do mundo é o único desta lista que, além de viver na América do Sul, também ocorre na América Central. A capivara se adapta bem a qualquer ambiente, habitando lugares impróprios para outros mamíferos, como rios e lagoas poluídos em grandes cidades. Vive em grupos de dezenas de indivíduos e, assim como a paca e a cutia, vai para panela em algumas regiões do Brasil.

Curiosidades:

– Tocas de paca têm várias entradas e saídas. Rangendo os dentes, ela emite sons para se comunicar e para espantar agressores;

– Os quatro animais vivem na América do Sul e são vertebrados, mamíferos, dentuços e gordinhos. A ariranha, porém, não é da ordem dos roedores, mas dos carnívoros.

CONSULTORIA: Cauê Monticelli, biólogo e chefe do setor de mamíferos da Fundação Parque Zoológico de São Paulo.