Logo ME

O que diz a “profecia dos papas”?

Escrita por são Malaquias, bispo irlandês do século 12, a suposta profecia afirma que Francisco será o último papa da história. Não é exatamente uma previsão de apocalipse – apenas que o novo líder da Igreja Católica irá governar na “desolação do mundo” e que Roma será destruída.

profecia-dos-papas

A profecia é formada por 112 lemas em latim. Cada um descreveria, em ordem, os 112 últimos papas. Mas, como tantas outras profecias, essas frases são vagas e permitem todo tipo de interpretação – podem se referir, por exemplo, a um símbolo do país de origem do papa. Também há dúvidas sobre sua autenticidade: como só foi descoberta em 1590, alguns historiadores acreditam que foi escrita nessa época e falsamente datada como sendo de 1139.

LER PARA CRER

Alguns exemplos de previsões feitas por são Malaquias

O perseguido

LEMA – “Aquila Rapax” (“Águia de rapina”)

PAPA – Pio 7

PAPADO – De 1800 a 1823

A interpretação que justifica a atribuição do lema é que esse líder viveu durante o domínio militar de Napoleão Bonaparte, cujo símbolo era uma águia imperial.

O crucificado

LEMA – “Crux de Cruce” (“Cruz da cruz”)

PAPA – Pio 9

PAPADO – De 1846 a 1878

As cruzes seriam metáforas para as dificuldades que enfrentou. Seu pontificado foi afetado pela Revolução Italiana (1848-1859) e ele ainda morreu enclausurado no Vaticano.

O iluminado

LEMA – “Lumen in Coeluo” (“Luz no céu”)

PAPA – Leão 13

PAPADO – De 1878 a 1903

Embora tenha sido um papa rígido, era também um amante das ciências e das artes. Foi considerado um “iluminado” por estar à frente de seu tempo.

O estrelado

LEMA – “Ignis Ardens” (“Estrela ardente”)

PAPA – Pio 10

PAPADO – De 1903 a 1914

O lema completo é “Ignis Ardens Funatus de Littore Veniet”. O escudo desse papa tinha uma estrela (“Ignis Ardens”) e ele mesmo no mar de Veneza (“de Littore Veniet”).

O breve

LEMA – “De Medietate Lunae” (“Pelo período de uma Lua”)

PAPA – João Paulo 1º

PAPADO – 1978

O italiano morreu de um provável ataque cardíaco 33 dias após assumir o pontificado. Ou seja, ficou no cargo aproximadamente o tempo de um ciclo lunar.

O trabalhador

LEMA – “De Labore Solis Optimo” (“Pelo excelente trabalho do Sol”)

PAPA – João Paulo 2º

PAPADO – De 1978 a 2005

Pode se referir ao incansável empenho de João Paulo 2: ele foi o papa que mais viajou ao redor do mundo. Ou ao fato de que nasceu e morreu em dias com eclipse solar.

O penúltimo

LEMA – “Gloria Olivae” (“Glória da oliveira”)

PAPA – Bento 16

PAPADO – De 2005 a 2013

Era da Ordem de São Bento, cujo símbolo é uma oliveira. E foi o primeiro papa pertencente à Ordem dos Olivetanos, também conhecidos como beneditinos.

O desolador

LEMA – “Petrus II” (“Pedro 2º”)

PAPA – Francisco

PAPADO – A partir de 2013

A profecia dizia que o sucessor de Bento 16 assumiria o nome de Pedro 2º. Ela errou: o novo papa se batizou como Francisco. E é até bom que esteja errada porque o restante do lema dizia: cTu, in desolacione suprema sede. Ecce Petrus Romanus, ultimus Dei veri Pontifex!” A tradução seria algo como: “Na suprema desolação do mundo, reinará Pedro, o Romano, o último papa do Deus verdadeiro!” Ainda segundo são Malaquias, esse papa “alimentará seu rebanho entre muitas turbulências, e então a cidade das sete colinas será destruída e o formidável juiz julgará o seu povo”. A cidade seria Roma, onde fica o Vaticano.

Curiosidade: Teólogos contestam classificar o texto como “profecia”, pois o termo é exclusivo para previsões que constam na Bíblia

FONTES: Valeriano dos Santos Costa, diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP, e Cássia Martins, especialista em profecias do site 2012 A Era de Ouro.

Leia também:

– Como os papas escolhem seus nomes?

– Como e quando surgiu o primeiro papa?

– Como é a eleição do papa? Por que ele recebe um nome especial?