Logo ME

Que outras religiões usam a cruz como símbolo? O que significam?

A cruz é um dos símbolos mais significativos, tanto para religiões ortodoxas quanto para seitas ocultistas ou crenças mágicas

 

1) Cruz cristã

É o símbolo mais famoso do cristianismo, usado como uma lembrança do sacrifício feito por Jesus Cristo pela humanidade. Também representa a vitória do Filho de Deus sobre a morte e pode ser apresentada com a imagem do próprio Cristo crucificado (nesse caso, leva o nome de crucifixo). Católicos romanos, ortodoxos orientais, alguns ramos do luteranismo e do anglicanismo muitas vezes fazem o sinal da cruz sobre si mesmos como demonstração de fé pela respectiva doutrina.

 

2) Pé de galinha

A cruz chamada popularmente dede galinha representa a comunicação entre o mundo da morte e o da ressurreição. Acredita-se que se essa marca for vista ao lado da cama de alguém que acabou de falecer, a alma da pessoa ganhou asas. Já o símbolo de “paz e amor”, formado por uma cruzde galinha invertida dentro de um círculo, foi criado durante a Campanha pelo Desarmamento Nuclear, nos anos 60. Esse símbolo já foi confundido com a Cruz de Nero, ou Cruz de São Pedro (uma cruz invertida), também ligada ao satanismo. Mas tudo não passa de um mal-entendido, pois segundo o criador do ícone da paz, Gerald Holtom, o formato remete a um ser humano em desespero, com os braços para baixo em sinal de súplica, e não a satanás.

 

3) Tau

Símbolo muito antigo, esta cruz é o sinal de três grandes divindades: o deus do Sol, na mitologia suméria, o deus romano Mithras e o deus grego Átis. Segundo as lendas, todos eles morreram e foram ressuscitados, o que remete ao Sol, que se põe todas as noites e nasce novamente no dia seguinte. Popularmente é conhecida como Cruz dos Ladrões, porque teria sido usada na crucificação dos criminosos ao lado de Jesus Cristo. Também foi utilizada por São Francisco de Assis – hoje é reconhecida como sinal da Ordem Franciscana.

 

+ Quais são os principais símbolos illuminati?

+ Por que a coruja é o símbolo da sabedoria?

 

Sacrifício sagrado

4) Cruz ansata

Esse símbolo aparece em muitas obras de arte e itens funerários do Egito antigo. Para os egípcios, a Ankh, como era chamada, seria uma chave para os portões da morte no além-vida. A Ankh é um hieróglifo que significa “vida”. Seu formato é o de uma cruz tau com um círculo na parte superior, que pode representar a genitália masculina e feminina, a união entre céu e terra, e ainda o Sol nascendo no horizonte. A conexão com o Sol faz com que esse símbolo geralmente seja desenhado em dourado. Para os cristãos coptos, descendentes dos egípcios que abraçaram o cristianismo no século 1, a Ankh simboliza a vida após a morte.

 

5) Algiz ortodoxa

Com duas linhas no topo e uma inclinada na parte de baixo, essa cruz é mais utilizada pela Igreja Ortodoxa. Visualmente, ela é baseada na Cruz Cristã. Na barra adicional superior estaria a inscrição I.N.R.I, que significa Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus. Já a barra inferior inclinada simboliza duas direções, Céu e Inferno, e também o destino dos ladrões que foram crucificados ao lado de Jesus. O da direita, que se arrependeu, foi para o céu. O outro não…

 

6) Papal

Usada na heráldica eclesiástica (que identifica religiosos por meio de brasões e escudos), essa cruz é o emblema do papa, líder religioso da Igreja Católica. As três barras sequenciais são geralmente relacionadas à Santíssima Trindade, formada por Pai, Filho e Espírito Santo. Mas, como não há um simbolismo determinado, também se especula que podem representar uma escada, simbolizando os degraus que precisam ser superados até o paraíso.

 

 

+ Qual o significado do símbolo das profissões?

+ Que símbolos estão escondidos na nota de 1 dólar?

 

7) Cruz templária

Ela também é conhecida como Cruz de São João, Cruz Maltesa, Cruz Pátea, entre outras denominações. Isso dá uma ideia da popularidade desse símbolo: são oito pontas finais e o desenho do número 8, na horizontal, é símbolo do infinito e do ciclo da vida (morte e renascimento). Esse é um dos motivos de essa imagem também ser chamada de Cruz da Regeneração. A Cruz Templária é a marca dos Cavaleiros de São João, membros da Ordem dos Templários, organização que surgiu na época das Cruzadas para proteger os cristãos que peregrinavam até Jerusalém. No Brasil de hoje, essa cruz é um dos símbolos do time carioca Vasco da Gama.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Pedro Augusto Caetano Fernandes

    as ordens não estão erradas? a cinco esta no lugar da seis

    Curtir

  2. O nº 2 também é a runa Algiz do alfabeto Futhark.

    Curtir