Logo ME

Por que o mel não se decompõe?

O grande segredo é a pouca quantidade de água em sua composição. Para conseguir eliminá-la, as abelhas têm um trabalhão. Descubra!

O mel até apodrece, mas demora porque tem pouquíssima quantidade de água em sua composição. O tempo varia de acordo com a excelência no processo de fabricação: o mel ideal tem só 17% de água, o que impede a proliferação de leveduras e microorganismos que deterioram o composto. Outro fator que aumenta a durabilidade do mel é sua alta taxa de açúcar – cerca de 90%.

Quando a abelha retira néctar das flores para acumular alimento na colmeia, ela estende a língua para receber o vento do bater das asas de outras abelhas. Depois, ela continua batendo as asas próxima aos favos. Isso serve para que a água evapore ao máximo.

 

Veja também

Se a colmeia produzir mel com umidade superior a 17%, os apicultores costumam intervir, com um processo artificial, para garantir a qualidade final. Pelo sim, pelo não,a lei brasileira estabelece o prazo de dois anos para o consumo de todo mel comercializado no país.

Em escavações egípcias, foram encontrados potes de mel ainda preservados com mais de 3 mil anos!

FONTES O Livro do Mel, de Eva Craine, e sites Como Tudo Funciona? e As-abelhas.com 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!