Logo ME

Como se forma um iceberg?

Estes grandes blocos de gelo podem ter até 70 m de altura e se deslocar a 20 cm por segundo! Descubra como (e onde) eles se formam

Icebergs são pedações que se descolam de geleiras. Marés e correntes marítimas agem sobre o gelo que fica submerso nas bordas dos continentes, movimentando-o para cima e para baixo. Com o tempo, aparecem microfraturas, que se expandem até parte do gelo se separar totalmente, criando o iceberg.

Alguns icebergs têm água em estado líquido por dentro, ajudando o descolamento. O famoso efeito estufa não influencia tanto quanto se imagina. A água mais quente causa derretimentos, mas não necessariamente a formação de icebergs.

Icebergs se descolam da Antártida (polo Sul), Groenlândia e outros lugares. Mas não do polo Norte: lá o gelo é de plataforma (água do mar congelada).

 

Veja também

Um iceberg possui, em média, 70 m de altura, dos quais 90% ficam debaixo d’água. Isso acontece porque a densidade do gelo é apenas um pouco menor que a da água salgada – se fosse mais denso, a parte emersa seria maior. O peso, em média, é de 200 mil toneladas, mas pode chegar a mais de 20 vezes esse número.

Em média, o iceberg leva dois anos para derreter totalmente. Mas o tempo pode variar bastante: se ele viaja pelo oceano, o derretimento é rápido por causa das ondas e da temperatura. Se fica retido perto da costa, dura mais. E tamanho importa: quanto maior for, mais tempo ele resiste.

 

 (Erika Onodera/Mundo Estranho)

 

Esses blocões de gelo são principalmente levados pelas correntes marítimas, mas seu movimento também é influenciado pelo vento, que atua na parte emersa. A velocidade depende justamente da corrente marítima em que grudam – os que ficam no Hemisfério Norte e estão próximos da corrente de Labrador podem se deslocar a até 20 cm por segundo.

 

Veja também

 

 

CONSULTORIA Maurício Mata, pesquisador do Laboratório de Estudos dos Oceanos e Clima do Instituto de Oceanografia da UFRGS, Carlos Augusto França Schettini, professor de oceanografia da UFPE, Departamento de Oceanografia da Universidade de Guelph, no Canadá

 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!