Logo ME

Juiz quer combater facas com pontas para diminuir crimes

O juiz inglês Nic Madge se tornou alvo de um misto de polêmica e chacota na mídia ao propor, durante uma sentença, um plano em escala nacional que consiste em tirar as pontas das facas de cozinha para conter a onda de crimes que vem assolando o país. Segundo Madge, carregar uma faca virou algo
rotineiro em alguns círculos sociais e o governo deveria ter o papel de banir a venda deprodutos do tipo.

A proposta é peculiar, mas não é absurda. Os últimos dados divulgados pelos órgãos ingleses revelam que mortes por esfaqueamento entre adolescentes e jovens adultos chegaram ao maior nível em oito anos, e crimes envolvendo facas subiram 22% em 2017. Segundo a polícia metropolitana de Londres, durante os primeiros cem dias de 2018, 53 pessoas foram mortas na capital inglesa, sendo que a maioria foi vítima de ataques com facas.

Para Madge, leis que foram desenhadas para reduzir a disponibilidade de armas para possíveis criminosos não tiveram “quase efeito algum”, já que a maioria simplesmente pegou facas que estavam em gavetas. Na opinião do juiz, “cada cozinha contém facas letais que são potencialmente armas de crimes”.

“Então, é muito fácil para qualquer jovem que quer ter uma faca simplesmente pegar da gaveta de sua cozinha ou da casa de um de seus amigos”, completou. Madge, então, fez um pedido. “Eu peço para que todos que tenham qualquer relação com facas – fabricantes, lojas, polícia, autoridades locais, o governo – que considerem prevenir as vendas de facas longas pontudas, exceto em ocasiões raras e definidas, e substituir tais facas com pontas cegas”.

Desde o mês de março, as autoridades têm trabalhado com novas regras sobre crimes que envolvem facas. Agora, filiação com gangues e/ou carregar uma faca escondida servem como fatores agravantes para penas.

Com The Telegraph 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s