Logo ME

Index

Index

Os 10 passos da procrastinação

Procrastinar. Segundo o dicionário Michaelis: “vtd 1 Deixar para outro dia, ou para um tempo futuro, por motivos repreensíveis; adiar: Procrastinar tarefas. vtd 2 Delongar, demorar, retardar: Procrastinar uma decisão. vint 3 Usar de delongas: Detestamos procrastinar. Antôn: abreviar”. Ou no bom e velho português: deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.
Você sofre desse mal? Pois saiba que não está sozinho. E mais, esse “problema” pode ser genético. Uma pesquisa divulgada recentemente por cientistas da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, mostrou que a tendência a procrastinar pode estar nos seus genes. Para provar essa teoria, os pesquisadores avaliaram 181 gêmeos idênticos (que compartilham 100% dos genes) e 166 gêmeos fraternos (que compartilham apenas 50% dos genes). Os gêmeos foram avaliados na habilidade de estabelecer e manter foco e objetivos, na propensão de procrastinar e na impulsividade.
O resultado da pesquisa foi que os gêmeos apresentavam comportamentos muito parecidos, e com isso, os pesquisadores concluíram que a procrastinação é, de fato, um fator genético, que está ligado a impulsividade vale colocar o link para a matéria da INFO: http://info.abril.com.br/noticias/carreira/2014/04/tendencia-a-procrastinar-esta-no-gene-humano-diz-estudo.shtml
E aí, ficou na dúvida se você é apenas um preguiçoso convicto ou geneticamente um procrastinador? Montamos uma lista com 10 passos que todo bom procrastinador já seguiu, ou sempre segue, para você saber qual o seu tipo. Não deixe para depois. Leia agora!

10) A tarefa chega
Não importa se é um trabalho, lição de casa, relatório, matéria (cof cof), a sua atitude é a mesma. Você olha, diz “hummm, moleza. Faço rapidinho”, e vai lá assistir a uma maratona no netflix.

igotthis

9) Vem a lembrança
Alguém chega e te pergunta: “E aí, já começou a fazer o negócio lá?”. Você responde com um “pô, ainda não, mas tá tudo na cabeça, é só passar pro papel (ou digitar)”.

lembrança

8) E você continua levando com a pança
Flashes rápidos passam pela sua cabeça para te lembrar das milhares de coisas que você precisa fazer. Você pega o celular correndo ou olha o calendário do computador e vê que ainda tem alguns dias de sobra. Tudo tranquilo, por enquanto…

alívio

7) Chega a metade do prazo
Ok, chega de enrolar. Prometo que daqui a pouco eu começo de VERDADE!!!

letsdothis

6) Chega a véspera da entrega (daqui pra frente é só ladeira abaixo)
Hora de sentar na cadeira. Agora não tem mais volta. Ou vai ou racha. Mas antes…

véspera

5) Um lanchinho
Porque ninguém consegue trabalhar ou estudar de barriga vazia, né? Bora abrir a geladeira e caçar alguma coisa.

lanchinho

4) Soneca
Dormir ajuda a recuperar as energias. Tudo o que você precisa para enfrentar as consequências da sua procrastinação. Pô, são só 30 minutinhos de sono.

soneca

3) Arrumar o seu quarto/casa
Fazer trabalhos em um ambiente sujo não é nada legal. Organizar aqueles livros empoeirados na estante e limpar o chão da casa com certeza te ajudarão a manter o foco. #sqn

limpando

2) Perceber que não vai dar tempo

Ferrou. É muita coisa. Você não conseguirá terminar as coisas até a data-limite. Daqui, meu querido, minha querida, saem dois caminhos:

desespero

1 a) Você magicamente consegue
Após uma noite inteira de trabalho, muitas latas de energético, dedicação e olheiras, a sua jornada chega ao fim com belo resultado. Receba os aplausos da plateia.

digitando

1 b) Você desiste
Afinal, o que não foi feito até agora não será feito em uma noite. Vá dormir e reze para uma prorrogação da data de entrega.

ragequit

Bônus: não importa qual caminho você seguiu, no final o discurso é sempre o mesmo “ dá próxima vez eu vou começar mais cedo, prometo”.
Procrastinadores do mundo, uni-vos… mas só amanhã!

procrastinar

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s