Cultura

9 episódios de terror de podcasts BR para ouvir no Halloween

Horror! Medo! Desespero! É época de Halloween, a melhor para se ler, assistir e ouvir tudo relacionado a terror! E por que não recomendar podcasts? Especialmente episódios relacionados a terror dos podcasts brasileiros.

1) Podtrash 368 – A Hora do Pesadelo


LINK PARA OUVIR

Podtrash é um podcast semanal da The Dark One Productions sobre filmes trash, filmes B, produções de terror de baixa renda ou o clássico “é tão ruim que fica bom”. Ele discute detalhes sobre as cenas. Pode esperar por spoilers, informações sobre a equipe e os atores, indicação de outras obras, levantamento de influências e outros dados, sempre com um tom humorístico. No final de cada episódio, os participantes dão uma nota de 0 a 5 para o filme e explicam os motivos de terem dado tal nota.

O episódio que escolhemos é o especial de aniversário de 7 anos do podcast, no qual falaram sobre A Hora do Pesadelo. Os participantes comentam como foi assistir o filme na época, qual a essência do filme e como ele não só mudou os rumos do gênero slasher mas também fez sucesso suificiente para render uma franquia de seis filmes. A média da nota trash deste episódio é 4,6.

2) Nerdcast episódio 342 – T-Zombii: A Gravação dos Mortos

LINK PARA OUVIR

O Nerdcast é o podcast do portal Jovem Nerd e é atualmente o maior podcast brasileiro que fala semanalmente sobre todo tipo de “assunto nerd” (além de, ocasionalmente, fazerem audiodramas). Esse episódio, inclusive, é um audiodrama, não sobre Halloween, mas sim sobre 21/12/12 – a data que, para quem não se lembra, era temida como o possível fim do mundo.

O roteiro foi escrito por Fábio Yabu e é narrado por Guilherme Briggs. Ele conta a história do médico legista Henrique Caravelas, que descobre, durante uma autópsia, que está passando por um apocalipse zumbi. Vale dizer: A dramatização foi feita para ser imersiva, portanto dê preferência para escutar com fones de ouvido e no escuro.

3) Horrores Urbanos: Devoradores de Almas #03 Dementadores e O Demônio do Meio-Dia

LINK PARA OUVIR

Devoradores de Almas é a primeira série do podcast Horrores Urbanos, feita por Pablo de Assis. Ela aborda mitos e lendas que causam horror e terror, analisando suas histórias e o contexto em que foram criadas, além de compará-las a casos reais encontrados no cotidiano. Uma frase usada em todos os episódios consegue descrevê-los bem: “A fantasia realmente é aterrorizante, por mais que a realidade possa ser muito pior”.

Pablo comenta nesse episódio sobre os dementadores da série Harry Potter, fazendo paralelos com O Demônio do Meio-Dia, lenda da Europa medieval, já que ambos são analogias para depressão, para a falta de vitalidade e para a alma vazia.

4) Mundo Freak Confidencial 150 – Aconteceu Comigo Especial Podcasters

LINK PARA OUVIR

Podendo ser considerado o Arquivo X dos podcasts, este programa aborda sempre casos insólitos, mistérios e coisas estranhas em geral. Ele faz questão de mostrar o lado cético da coisa, ou seja, a possível explicação científica, e também o lado “believer”, que interpreta os casos como paranormais.

Criado pelo escritor Andrei Fernandes, o podcast tem diversas séries de episódios como Casos Insólitos, Vídeos Bizarros e Aconteceu Comigo – desta última tiramos o episódio recomendado. Nessa série, os ouvintes mandam e-mails com histórias bizarras que vivenciaram e, neste episódio específico, vários podcasters compartilharam suas experiências de vida.

5) Escriba Café Podcast VII – A Mansão Winchester

LINK PARA OUVIR

Criado e mantido por Christian Gurtner, o Escriba Café aborda a história do homem, do mundo e dos mistérios que nos rondam, criando seu conteúdo sempre com muita pesquisa e abordando o lado cético do assunto. Cada episódio possui uma trilha sonora meticulosamente pensada para criar uma total imersão na narrativa que Christian faz sozinho.

O episódio em questão é sobre a bizarra história de Sarah Winchester (não tem nada a ver com Supernatural) e de sua gigantesca casa com 160 cômodos. Vários funcionários se demitiram do trabalho no local dizendo que a casa era mal assombrada.

6) JurassiCast 14 – Jason, não!

LINK PARA OUVIR

O falecido JurassiCast começou com a ideia de comentar filmes antigos, dando informações de como foi a produção do longa, sempre com tom humorístico. Ele terminou no episódio 37, com a saída de um dos participantes, mas hoje continua como o podcast Refil e pode ser encontrado no portal de mesmo nome.

Não se enganem pelo nome, este episódio fala sobre o filme Halloween e apresenta vários detalhes sobre como John Carpenter conseguiu contornar o baixo orçamento. As dramatizações feitas pelos locutores (uma característica dos episódios desse podcast) foram pensadas como se um dos participantes fosse o diretor do filme procurando material para a produção.

7) Fronteiras Da Ciência Temporada 6 Episódio 11 – Zumbis

LINK PARA OUVIR

O Fronteiras da Ciência é um podcast de divulgação científica feitos por professores da UFRGS que apresentam o programa na rádio da universidade e depois disponibilizam na internet. O podcast é sempre focado em discutir ciência de uma forma simples para o público leigo com convidados especialistas, normalmente do meio acadêmico.

Este episódio fala de zumbis pelo ponto de vista científico e como manifestação cultural. Eles discutem a evolução do conceito, abordam a ciência da coisa e analisam as críticas sociais feitas a partir de histórias de zumbi.

8) Popularium 01 – Os Filhos do Boto

LINK PARA OUVIR

Projeto parceiro e do mesmo portal do Mundo Freak Confidencial, o Popularium fala sobre mitos e lendas, mas aborda principalmente o folclore brasileiro. Ele explica teorias do surgimento de cada mito, comparando com casos reais e recentes. Também fala sobre como a crença acaba afetando, muitas vezes de forma mórbida e macabra, a nossa sociedade.

Os Filhos do Boto aborda um dos mais populares contos brasileiros: O Boto. É muito comum encontrar, nos dias de hoje, pessoas que acreditam na lenda ao ponto de matar botos apenas por acreditarem que estes vão sair à noite para seduzir jovens moças.

9) Masmorra Cast #49 – Halloween Britânico: Hora do Chá com Dois Cubos de Sangue

LINK PARA OUVIR

O Masmorra Cast é voltado ao cinema alternativo e fora do circuito, e tem como objetivo divulgar e discutir produções cinematográficas mais desconhecidas, tanto brasileiras quanto internacionais. Em outubro ocorre o Mês do Horror, com filmes no clima de Halloween.

Neste episódio, são abordados 30 filmes de terror britânico, alguns que poucas pessoas sabem que são ingleses, e a Cornetto Trilogy (ou Trilogia do Sangue e Sorvete), de Edgar Wright.