Logo ME

O interior da Terra pode esfriar totalmente?

Sem magma, relevo fica plano, água toma conta e depois evapora

 

Sim, o núcleo terrestre está mesmo esfriando. Segundo alguns cientistas, o esfriamento total pode chegar daqui a 2 bilhões de anos. O processo de perda de calor começou desde a formação do planeta – para ter uma ideia, o interior da Terra, que hoje é aquecido a 5 000 ºC, pode ter tido temperaturas na casa dos milhões de graus Celsius. Quando o calor cessar, pior para nós: as consequências irão desde a planificação do relevo terrestre à perda da vida no planeta. Veja abaixo como é o interior da Terra hoje e entenda abaixo como ele vai ficar quando o frio tomar conta de tudo.

COMO A TERRA É HOJE…

Calor do interior do planeta movimenta placas tectônicas

1

NÚCLEO – A Terra tem dois núcleos, o exterior, viscoso, e o interior, sólido. O núcleo externo é uma massa de níquel e ferro derretidos que se move a uma temperatura de cerca de 5 000 ºC. Esse vaivém faz com que as placas tectônicas se movam, permitindo a atividade vulcânica (é lá do fundo que vem o magma) e causando terremotos e maremotos

CAMPO MAGNÉTICO – O núcleo interno também gera o campo magnético terrestre. Isso acontece porque os dois núcleos terrestres se movimentam em velocidades diferentes, causando uma corrente elétrica e, portanto, o campo magnético. O campo magnético nos protege da radiação solar, entre outras funções, como ajudar a manter a órbita terrestre

…E COMO ELA VAI FICAR QUANDO ESFRIAR

Sem magma, relevo fica plano, água toma conta e depois evapora

2

1) Quando o núcleo esfriar, o líquido se solidificará. A primeira consequência é o fim da atividade vulcânica, que acabará com a reposição de terra na superfície. Com o tempo, o vento e a chuva irão erodir as montanhas e, gradualmente, todo esse material irá parar no fundo do mar. Os sedimentos depositados vão planificar a superfície de todo o planeta e a água vai tomar conta de tudo.

3

2) Ao mesmo tempo, com a interrupção das correntes elétricas, o campo magnético da Terra pode acabar de vez – ou ficar seriamente enfraquecido. Sem a proteção desse campo, a radiação solar – corrente de partículas carregadas (principalmente prótons e elétrons) emitidas pelo Sol – nos atingirá diretamente e irá deteriorar nossa atmosfera.

4

3) A água só é líquida em condições normais de temperatura e pressão. Sem a atmosfera, a pressão do ar cai e a temperatura sobe por causa da exposição direta à radiação solar. Isso aumenta a evaporação da água e, com o tempo, os oceanos serão reduzidos a lagos, que virarão lagoas… Se a água não desaparecer completamente, ficará muito escassa.

5

4) No final, a Terra se torna uma bola rochosa, sem água, sem ar e sob temperaturas altíssimas – algo parecido com o que Marte é hoje. Algumas pesquisas, inclusive, sugerem que Marte pode ter se tornado um planeta deserto devido ao formato do campo magnético marciano, que é diferente do da Terra e teria facilitado a penetração da radiação solar, desencadeando o processo.