Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Por que a Terra gira no sentido oeste-leste?

Por Natália Rangel Atualizado em 4 jul 2018, 20h21 - Publicado em 20 abr 2016, 17h51

ILUSTRA: Raphael Mortari

Porque assim girava a grande nuvem de poeira e gases que deu origem ao Sistema Solar há 5 bilhões de anos. Nosso sistema planetário foi formado pela condensação de uma nuvem de gás e partículas que girava de oeste para leste. Como em um liquidificador, essas partículas colidiam umas nas outras e começaram a se juntar, crescendo a ponto de virarem agrupamentos chamados planetas. Assim como a Terra, a maioria dos “recém-nascidos” seguiu o fluxo do movimento, conservando esse mesmo rodopio oeste-leste da nuvem-mãe. Vênus e Urano, no entanto, não tiveram uma infância tão tranquila e foram obrigados a mudar de rota. “Os astrônomos ainda não são unânimes sobre por que esses dois planetas giram de leste para oeste, mas tudo indica que é devido a um passado de turbulências e colisões, que alterou definitivamente sua rotação”, diz o geógrafo Sirius Souza, da Unicamp.

TDF SUGERIU Gabriel Fagundes

CONSULTORIA Sirius Souza, geógrafo doutorando em geografia pela Universidade Estadual de Campinas

Por que os planetas giram?

Como é o céu em outros planetas?

Qual a origem do nome dos planetas do Sistema Solar?

Ciência, História, Mundo Estranho
Por que a Terra gira no sentido oeste-leste?

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Transforme sua curiosidade em conhecimento. Assine a Super e continue lendo

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

App SUPER para celular e tablet, atualizado mensalmente.

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Plano completo da Super. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da SUPER, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Receba mensalmente a SUPER impressa mais acesso imediato às edições digitais no App SUPER, para celular e tablet.