Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Por que o papel fica amarelo com o tempo?

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 27 jul 2009, 22h00

Érica Cristina G. Vilas Boas, Campinas, SP

Porque acontecem mudanças em sua estrutura que alteram a capacidade de reflexão da luz. “Com o passar do tempo, o calor e a luminosidade provocam alterações na estrutura química da celulose, que constitui 85% do papel, resultando na formação de substâncias escuras, ou seja, que refletem mal a luz”, explica o engenheiro químico José Sérgio Perecim, da Ripasa Papel e Celulose. A presença de vários átomos de sais de ferro, cobre e manganês com cargas elétricas positivas contribui ainda mais para essa deterioração. Além disso, todo papel passa por uma impermeabilização, chamada colagem ácida, que usa sulfato de alumínio. Esse processo deixa como resíduo o ácido sulfúrico, que age sobre os alvejantes usados na fabricação do papel, diminuindo sua eficiência.

Comportamento
Por que o papel fica amarelo com o tempo?
Érica Cristina G. Vilas Boas, Campinas, SP Porque acontecem mudanças em sua estrutura que alteram a capacidade de reflexão da luz. “Com o passar do tempo, o calor e a luminosidade provocam alterações na estrutura química da celulose, que constitui 85% do papel, resultando na formação de substâncias escuras, ou seja, que refletem mal a […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Transforme sua curiosidade em conhecimento. Assine a Super e continue lendo

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

App SUPER para celular e tablet, atualizado mensalmente.

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Plano completo da Super. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da SUPER, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Receba mensalmente a SUPER impressa mais acesso imediato às edições digitais no App SUPER, para celular e tablet.