Logo ME

Quais objetos terráqueos levamos para Plutão?

As coisas curiosas que a sonda New Horizons levou para dar um passeio pelo universo!

plutao-new-horizons plutao-new-horizons

plutao-new-horizons (/)

Imagem de Plutão publicada por Obama ao comemorar o sucesso da missão / Twitter

Tem um selo rodando o universo! Depois de nove anos e meio, a sonda New Horizons finalmente alcançou Plutão nesta terça-feira, 14 de julho. Durante toda a longa jornada, ela carregou alguns objetos curiosos. Um deles é um selo de 1991 emitido pelos Estados Unidos. Em seu desenho está a frase: “Plutão: Ainda não explorado”. Além dele, também estão lá:

1. Os restos mortais de um cientista: Clyde Tombaugh descobriu Plutão em 1930. Ele morreu em 1997, antes da NASA anunciar a missão. Tombaugh foi cremado e uma pequena urna com suas cinzas foi colocada na sonda.

2. Duas moedas dos Estados Unidos: O dólar está em alta! A sonda leva uma moeda do estado de Maryland, onde ela foi construída, e da Flórida, onde foi lançada.

3. Dois CD-ROMs: Se alienígenas quiserem devolver as moedas para alguém, eles têm uma lista com 434 mil pessoas. Elas se inscreveram na ação “Envie Seu Nome Para Plutão”, que gravou os nomes dos inscritos em um CD-ROM. No outro, estão fotos da equipe responsável pelo projeto da New Horizons.

4. O pedaço de outra nave: Ele pertenceu à SpaceShipOne, que realizou o primeiro voo espacial privado, em 2004.

Vale lembrar que a sonda não deixou os objetos em Plutão. Na verdade, a New Horizons passou a 12.500km da superfície do planeta anão.

O cientista-chefe da missão Alan Stern revelou a lista em 2008. Ele explicou que o selo foi escolhido por ser uma espécie de desafio e incentivo devido à inscrição que carrega. Stern pediu ao Serviço Postal que um novo modelo fosse lançado quando o dia tão esperado finalmente chegasse! A emissão pode mostrar a sonda sobrevoando Plutão – e, quem sabe um dia, ser enviada para lá também.

plutao-selo-1991 plutao-selo-1991

plutao-selo-1991 (/)

Selo enviado para Plutão foi emitido em 1991 / USPS

Fonte New Horizons NASA’s Mission to Pluto, BBC