Clique e assine a partir de 8,90/mês

Quem inventou o GPS e o wi-fi?

Por Marcelo Testoni - Atualizado em 4 jul 2018, 20h11 - Publicado em 23 set 2013, 17h51
gps-wifi-1

Foi uma estrela de Hollywood! A austríaca Hedy Lamarr (1913 – 2000), que estrelou filmes como Sansão e Dalila (1949) e A História da Humanidade (1957), criou a tecnologia-base para o sistema de posicionamento global (GPS, na sigla em inglês) durante a 2ª Guerra Mundial. De origem judáica, Hedy estaca horrorizada com o avanço nazista e queria ajudar os EUA e seus aliados. Ela havia aprendido sobre radiocomunicação graças à convivência, na Áustria, com o ex-marido, Fritz Mandl, um rico fabricante de armas, e seus colegas engenheiros. Mas a atriz só deu sua contribuição científica quando já havia se divorciado de Mandl e fugido para os EUA. E essa nem sua única invenção. Ela bolou também uma coleira de cachorro fluorescente e um aparelho de banho para deficientes. Infelizmente, naquela época, ninguém levou seu lado “Professor Pardal” a sério. “Meu rosto foi minha ruína”, dizia Hedy.

Diva Nerd

Atriz inspirou-se no som do piano para bolar sua maior invenção

Inspiração musical

Continua após a publicidade

Em 1940, Hedy Lamarr conheceu o compositor George Antheil, outro curioso por ciência. Certa noite, quando tocavam piano, ela se deu conta de que cada tecla emitia uma frequência de longo alcance diferente. E, assim como elas se alternavam rapidamente em uma música, talvez algo parecido pudesse ser aplicado nos espectros de comunicação militar.

Zigue-Zague

Aprimorada por Antheil, a análise de Lamarr originou o sistema “salto de frequência”, no qual estações de radiocomunicação eram programadas para mudar de sinal 88 vezes seguidas ( o mesmo total de teclas de um piano). Forças inimigas teriam dificuldade em detectar esse registro alternado, que poderia ser usado por navios e aviões para orientar torpedos.

Sucesso Tardio

Continua após a publicidade

A dupla chegou a patentear a ideia e a ofereceu à Marinha dos EUA, mas era cara demais para a época. Eventualmente, perdeu exclusividade militar e se tornou a base de várias tecnologias atuais. Ela é aplicada, por exemplo, em satélites de orientação para meios de transporte civis – o famoso GPS (Global Posicion System). Também está no wi-fi e no bluetooth.

Fontes Imdb, Fundação Hedy Lamarr e Nasa. Consultoria Anthony John Loder, filho de Hedy Lamar, e Eduardo Tude, precursor no desenvolvimento de satélites do Intituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e presidente da consultoria de telecomunicações Teleco

Leia também:

– Qual a diferença entre WAP e Wi-FI?

Continua após a publicidade

– Como funciona o GPS?

Publicidade