Logo ME

Qual o canal de TV mais antigo ainda em atividade?

A mais velha em funcionamento surgiu na Europa

Depende do critério. Se formos considerar uma emissora propriamente dita, com programação regular, a mais antiga atualmente em funcionamento é a inglesa BBC, que entrou no ar em novembro de 1936. Porém, se considerarmos a primeira transmissão feita na história, o posto vai para a WRGB, afiliada nova-iorquina da CBS. Em 1928, a emissora foi fundada como uma estação experimental para testes da General Electric, uma das empresas que desenvolviam a então novíssima tecnologia. Foi lá que surgiram as primeiras imagens televisivas já vistas – uma reprodução de um boneco do Gato Félix. No Brasil, a mais antiga em atividade é a Rede Record, no ar desde 27 de setembro de 1953. Mas o SBT também é candidato, já que a emissora de Silvio Santos, inaugurada em 1981, adquiriu a concessão da TV Tupi, que entrou no ar em 18 de setembro de 1950 e foi a primeira TV do país.

Veja também

PERGUNTA DO LEITOR Francisco Lourenço Scatolino, Cravinhos, SP

FONTES Sites BBC, UPI, R7, Poynter, Tudo sobre TV e felixthecat.com; livro Niskayuna (Images of America), da Schenectady County Historical Society

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Jose Antonio

    Em maio de 1959 entrou no ar a TV Bauru. A primeira emissora fora de uma capital no Brasil e na America Latina. Hoje a “TV TEM” é retransmissora da Globo e de algumas programações locais.

    Curtir

  2. Vai depender também do que você chama de televisão, uma versão alemã quase que completamente mecânica já existia também.

    Curtir