Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Turma do Fundão Por Blog Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Semana de Séries: 10 séries nacionais que você precisa conhecer

Por turma-do-fundao Atualizado em 4 jul 2018, 20h34 - Publicado em 3 Maio 2016, 14h38

BiancaRego_SeriesLeticiaHelena_SeriesVictorLiporage_Series

Com a recente Lei de Incentivo à cultura nacional, grandes emissoras de TV internacionais buscam conteúdo brasileiro para suas grades de programação. Aproveitando a Era de Ouro da televisão, não há melhor momento para criar séries e a tendência é o Brasil não ficar para trás. Algumas são novidades, outras nem tanto, mas isso só prova que há, sim, qualidade no audiovisual nacional, basta procurar. Eis algumas (entre várias) séries que trazem boas perspectivas para o futuro da televisão ficcional no Brasil.

1) Capitu

seriesnacionais_capitu

DISPONÍVEL EM: DVD e Blu-ray

O clássico da literatura nacional Dom Casmurro, de Machado de Assis, ganhou essa adaptação em 2008 pela TV Globo. A história é a mesma do livro: Bento se apaixona por Capitu ainda adolescente no Rio de Janeiro nos tempos do Segundo Império. A paixão é interrompida com Bentinho indo para o seminário, onde acaba fazendo um bom amigo, Escobar. Quando retorna ao Rio, Bento casa-se com Capitu e tem um filho, mas o ciúme do protagonista o faz acreditar que seu filho não é realmente seu, e sim um fruto da traição entre Capitu e Escobar. Daí surge a grande pergunta: será que Capitu traiu ou não Bentinho?

A série é bem fiel ao livro e tem uma direção de arte impecável, cheia de detalhes e bem inventiva. Aliás, toda a parte técnica da série é impecável, uma das maiores contribuições audiovisuais para a TV brasileira.

2) Contos do Edgar

seriesnacionais_contosdoedgar

DISPONÍVEL EM: YouTube, site da Fox Play

Produzida pela O2 para a Fox Brasil, a série reinventa os contos de Edgar Allan Poe para um contexto nacional underground onde Edgar é um dedetizador nos tempos atuais. Cada episódio faz referência a um conto de Poe: tem Berenice, A Máscara da Morte Rubra, Metzergenstein e outros.

No início, falta um pouco do clima dark da obra original e o ritmo ainda não está muito bem definido, já que cada episódio tem cerca de 20-30 minutos, o que é pouco para um suspense se construir. Mas a proposta é ousada e, depois de alguns episódios, fica empolgante. A trama poderia ser melhor, há episódios magníficos e outros nem tanto, mas, no geral foi uma adaptação criativa de um universo fascinante.

3) A Menina Sem Qualidades

seriesnacionais_ameninasemqualidades

DISPONÍVEL EM: YouTube

A série original da MTV de 2013 foi exibida quando a emissora ainda fazia parte dos canais abertos. Livremente baseada no filosófico livro de mesmo nome da escritora alemã Juli Zeh, a adaptação de Felipe Hirsch é mais emocional, mas ainda traz muito do niilismo do livro.

A história começa com Ana separando-se da sua namorada e batendo em um colega da escola. Por causa dessa briga, a garota é transferida para um colégio especializado em lidar com jovens problemáticos. Lá, Ana conhece Alex e, juntos, eles desafiam valores, regras e põem em prática suas divergências com a sociedade.

Duro, filosófico e, mesmo assim, comovente, A Menina Sem Qualidades é algo raro de se ver na TV aberta brasileira. Ah, e a trilha musical é um prato cheio à parte, com Cat Power, Chris Bell, Sonic Youth, The Misfits, The Jesus and Mary Chain e outras bandas boas.

4) O Fantástico Mundo de Gregório

seriesnacionais_fantasticomundogregorio

DISPONÍVEL EM: Site do Multishow

A espécie de reality show ficcional da Multishow acompanha o comediante Gregório Duvivier no seu dia-a-dia de jovem ator. Lançada poucos meses depois da estreia do canal Porta dos Fundos, a série tem a mesma direção de Ian SBF e, além de Gregório, tem a participação de Clarice Falcão.

A sátira ao glamour dos realitys shows é, além de divertida, muito inteligente, mostrando um lado perdedor e meio monótono da vida. Nem sempre as coisas dão certo e a habilidade de Gregório em fazer piada de si mesmo é o ponto alto do roteiro. Com um senso de humor diferente, O Fantástico Mundo de Gregório é quase inocente e, de tão bobo, se torna engraçadíssimo.

5) Clandestinos – O Sonho Começou

seriesnacionais_clandestinos

DISPONÍVEL EM: DVD e YouTube

Continua após a publicidade

Esse seriado exibido na Rede Globo entre 4 de novembro e 16 de dezembro de 2010 é baseado na peça homônima de João Falcão e contém sete capítulos. Narra a produção de uma peça que ainda não tem personagens ou roteiro, mas que falará sobre a história daqueles que a compuseram. O diretor Fábio, acompanhado de sua produtora e ex-namorada, tem a difícil tarefa de decidir qual dos diversos jovens vão poder realizar seu sonho de viver a arte.

Ao decorrer dos episódios, somos apresentados a personagens diversos com histórias e concepções cheios de ensinamentos e beleza. O mais interessante do enredo é a parte de tudo aquilo não ser ficcional, mas narrar acontecimentos reais. Ainda, para ajudar na metalinguagem da peça de teatro, todos os personagens têm o nome de seus respectivos atores.

6) Cidade dos Homens

seriesnacionais_cidadedoshomens

DISPONÍVEL EM: DVD e YouTube

Continua após a publicidade

Entre outubro de 2002 e dezembro de 2005, a Rede Globo exibiu Cidade dos Homens, série de quatro temporadas ambientada nas favelas do Rio de Janeiro. A ideia surgiu depois de um episódio especial de Brava Gente baseado na obra de Paulo Lins, Cidade de Deus. O episódio, chamado Palace II, foi adaptado e dirigido por Fernando Meirelles, que depois veio a dirigir o filme Cidade de Deus.

Com uma linguagem próxima à do filme e até mesmo com os mesmos atores no elenco, Meirelles idealizou o seriado como uma continuação para o longa de 2002. A trama mostra a realidade de dois adolescentes em uma comunidade carente do Rio de Janeiro, Acerola e Laranjinha, que vivenciam as dúvidas e impasses da adolescência. Problemas específicos dessas comunidades, como o tráfico de drogas, a violência urbana e a dificuldade financeira também são levados ao público pelos olhos de estranheza dos dois protagonistas.

7) Felizes Para Sempre?

seriesnacionais_felizesparasempre

DISPONÍVEL EM: Dailymotion

Essa minissérie de TV escrita por Euclydes Marinho foi exibida pela TV Globo em janeiro de 2015 em 10 episódios. A trama é baseada na obra do mesmo autor Quem Ama Não Mata, exibida em 1982. Com direção de Fernando Meirelles e Luciano Moura, a série retrata os dilemas de cinco casais de uma mesma família em Brasília.

Esses casais, ligados por laços familiares e profissionais, se encontram em relacionamentos turbulentos e estão a todo o momento mentindo e corrompendo-se. Até que uma garota de programa, vivida por Paola Oliveira e protagonista da história, entra em suas vidas. Cheio de cenas ousadas e talentos conhecidos, o seriado nos traz um suspense inusitado e um interessante desfecho.

8) Psi

seriesnacionais_psi

DISPONÍVEL EM:

A mais bem sucedida série nacional da HBO, Psi traz tramas investigadas a partir da psicologia. O psicanalista Carlo Antonini (Emílio de Mello) e sua parceira Valentina (Claudia Ohana) saem do consultório e vão tratar casos em presídios, colégios de classe alta e até mesmo possessões. O diretor e roteirista Contardo Calligaris é psiquiatra e fez o protagonista à sua imagem e semelhança – e qualquer semelhança com House é mera coincidência.

9) Magnífica 70

seriesnacionais_magnifica70

DISPONÍVEL EM: YouTube e Dailymotion

A HBO busca se consolidar no mercado de séries nacionais com mais um sucesso de crítica: Magnífica 70. Durante a ditadura militar no Brasil, um produtor de pornochanchadas tenta o sucesso na indústria, mas sempre esbarra nos carimbos da censura. Do outro lado, um censor infeliz se apaixona por uma atriz da chanchada e volta atrás ao censurar seu filme –
coincidentemente, o mesmo filme do produtor ambicioso. Até que eles resolvem trabalhar juntos: atriz, censor e produtor. Uma trama criativa, nostálgica e sexy.

10) Sessão de Terapia

seriesnacionais_sessaodeterapia

DISPONÍVEL EM: Site da Globosat (mediante assinatura) e Dailymotion

Versão brasileira da bem-sucedida série criada em Israel, Sessão de Terapia se passa toda dentro do consultório de Theo (Zecarlos Machado), em sua casa. A cada episódio, o psicólogo recebe um paciente e, durante toda a temporada, acompanhamos o desenvolvimento de cada um.

Pra você que vai começar a ver, há na primeira temporada uma paciente apaixonada pelo próprio analista, um ex-atirador de elite da polícia, uma adolescente em depressão, um casal em crise e o próprio Theo, sobrecarregado com tantos casos – extremamente reais e comuns ao espectador.

MAIS SEMANA DE SÉRIES
9 séries que terminaram sem final
As 5 melhores aberturas de séries
5 personagens de anime que mereciam séries próprias

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Transforme sua curiosidade em conhecimento. Assine a Super e continue lendo

Impressa + Digital

Plano completo da Super! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da SUPER, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Receba mensalmente a SUPER impressa mais acesso imediato às edições digitais no App SUPER, para celular e tablet.

a partir de R$ 19,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da SUPER, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

App SUPER para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 12,90/mês