Logo ME

O que acontece com as drogas apreendidas pela polícia?

São incineradas. O Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico, que faz parte da Polícia Civil, é o responsável por esse procedimento.

Drogas Polícia Drogas Polícia

Drogas Polícia (/)

São incineradas. O Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico), que faz parte da Polícia Civil, é o responsável por esse procedimento. Quando ocorre uma apreensão de drogas, as substâncias vão para o Instituto de Criminalística (IC), onde são realizados exames para constatar se o material é mesmo entorpecente. Caso a análise dê positivo, um juiz determina a destruição do material. Enquanto isso, tudo fica guardado em um cofre, sob supervisão da Polícia Civil. A empresa responsável pela incineração é contratada por meio de licitação e deve ter um forno de grandes proporções e que alcance temperatura superior a 800 °C. A queima é acompanhada por policiais (entre eles, um ou mais delegados), representantes do Ministério Público, autoridades sanitárias e peritos. Após o procedimento, as cinzas são descartadas e levadas para aterros.

Curiosidade: No primeiro semestre de 2015, foram feitas no estado de SP duas incinerações, com 3,8 toneladas de drogas queimadas

PERGUNTA Ana Beatriz, São Paulo, SP

FONTE Assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo