Logo ME

O que é caixa 2?

Caixa 2 é o nome dado a qualquer quantia de dinheiro que entra ou sai de uma empresa sem ser devidamente declarado para a Receita Federal

 (Juliana Caro/Mundo Estranho)

OPA, NINGUÉM VIU!
Caixa 2” é qualquer dinheiro que entra ou sai em uma empresa sem ser declarado aos órgãos de fiscalização. Ou seja, é como se o “caixa 1″ cuidasse da grana “oficial” e o “2“, da grana “escondida”. “Assim, a empresa deixa de pagar os impostos referentes àquele valor e pode usá-lo para outros fins”, explica o economista e mestre em economia política André Galhardo Fernandes.

O VALE-TUDO DA POLÍTICA
No Brasil, a lei estabelece limites para a arrecadação e gastos com campanhas eleitorais. Por isso, partidos usam o caixa 2 para “driblar” essa imposição. Quem tem mais dinheiro consegue fazer campanhas mais poderosas. Em troca, se o candidato ou o partido vencer, poderá atuar imoral ou ilegalmente para criar vantagens ou atender aos interesses de quem doou a ele.

 

GASTO CONTROLADO
O limite das campanhas é atualizado a cada eleição, com cálculos a partir do maior valor declarado na eleição anterior. Na disputa para prefeito em 2016, por exemplo, o teto em São Paulo foi de R$ 45,4 milhões. Em Salvador, R$ 14,6 milhões. Quem fiscaliza essas contas, além das doações e gastos de um partido, são o Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais.

O CRIME COMPENSA
Caixa 2 é crime, mas sua identificação e punição ainda são um processo nebuloso. Nem sempre um político que fez essa falcatrua, por exemplo, perderá o cargo. Muitas vezes, os envolvidos são punidos por praticarem outro crime, o de corrupção. Por exemplo, uma empresa que doou via caixa2 e depois recebeu vantagens para conquistar contratos de licitação com a prefeitura.

 

CONSULTORIA André Galhardo Fernandes, economista e mestre em economia política, e Eduardo Viveiros de Freitas, cientista político e doutor em ciências sociais, Tribunal Superior Eleitora

 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!