Logo ME

Quem inventou o band-aid?

O norte-americano Earle Dickson, funcionário da Johnson & Johnson, em 1920

bandaid bandaid

O norte-americano Earle Dickson, funcionário da Johnson & Johnson, em 1920. Segundo a empresa, Earle elaborou o protótipo do produto pensando em sua esposa, Josephine, que se queimava e se cortava com frequência quando cozinhava. Com a invenção do marido, Josephine podia aplicar um curativo no machucado sozinha e rapidamente.

Mas o produto não deu certo imediatamente. Ele só começou a bombar nos EUA quatro anos depois, quando a empresa criou uma máquina que fabricava o band-aid já esterilizado. A 2ª Guerra Mundial também deu uma força: as tirinhas adesivas foram enviadas para soldados norte-americanos na Europa e, assim, se popularizaram por lá também.

Nestes quase 100 anos, a empresa estima já ter vendido 100 bilhões de band-aids no mundo todo. As primeiras versões com estampas coloridas ou personagens pop surgiram em 1951. Mas o primeiro curativo com tons para peles escuras só viria a ser criado em 1988, por outra companhia. A marca Ebon-Aid oferecia quatro cores diferentes, do marrom-claro ao preto.

LEIA MAIS

Galeria de Imagens: A história sangrenta da medicina

11 tratamentos bizarros já propostos pela medicina

Quais partes do corpo já foram consideradas remédio?

Que alimentos do nosso dia-a-dia na verdade surgiram como remédio?

FONTES Sites United States Patent and Trademark Office, Johnson & Johnson e The Atlantic