Logo ME

Se a Terra é redonda, quais são os “quatro cantos do planeta”?

A expressão não tem origem na geometria. Ela surgiu até mesmo antes de o homem ter a certeza científica de que nosso planeta é esférico

terra-redonda-e-4-cantos

(Pablo Mayer)

ILUSTRA Pablo Mayer

A expressão “quatro cantos do planeta” não tem origem na lógica geométrica (considerando como “canto” qualquer intersecção entre duas retas, como uma esquina). 

Acredita-se, na verdade, que ela seja uma metáfora para as principais orientações de sentido conhecidas: os pontos cardeais norte, sul, leste e oeste. É isso que justificaria expressões como “Conheço os quatro cantos do planeta” e “Já viajei de norte a sul”.

 

+ Por que se usa a expressão “sete mares”, se os mares são bem mais que sete?

+ Por que a Terra gira no sentido oeste-leste?

 

Os registros dessa expressão são antigos, muito antes do homem sequer ter a certeza científica de que o planeta era esférico. Dependendo da versão da tradução da Bíblia, a expressão aparece, por exemplo, no livro Apocalipse: “Depois disso, vi quatro Anjos, um em cada canto da Terra” (Apocalipse 7:1).

Outra questão polêmica é a origem da palavra “canto”. Por exemplo: por que os canteiros das avenidas recebem esse nome, se não ficam nos cantos? Novamente, não há relação espacial entre o nome e o que ela designa. Quando os primeiros canteiros surgiram, eles não estavam associados a porções de terra, mas a pedras. Segundo o dicionário Houaiss, um dos significados da palavra canto é pedra. Por isso, os primeiros montes de pedras das obras são chamados de canteiros de obras.