Logo ME

Qual é a piscina mais funda do mundo?

Nemo33_deep_view

É a Nemo 33, com 33 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de 11 andares! A superpiscina fica perto de Bruxelas, na Bélgica, e é usada para mergulhos turísticos, treinamento de bombeiros, policiais militares e até filmagens submarinas. Em 1996, John Beernaerts, engenheiro civil apaixonado por mergulho, teve a idéia de construir uma piscina que reproduzisse na Bélgica o mar de Bora Bora, ilha no oceano Pacífico famosa pelas águas cristalinas. Foram três anos de estudo e 21 esboços até chegar ao projeto final, inaugurado em 2004 ao custo de cerca de 11 milhões de reais. Desde então, a piscina já fez mais de 100 mil batismos (como são chamados os mergulhos de iniciantes) e não registrou nenhum acidente. Os preços para ir por água abaixo variam: um mergulho “introdutório” de uma hora, com instrutor, sai por 45 euros (cerca de 108 reais). Uma opção mais avançada custa 90 euros (215 reais) por pessoa e dura duas horas e meia, com direito a certificado no final. Mas a Nemo 33 tem uma concorrente: em San A fonso Del Mar, no Chile, há uma piscina com 35 metros de profundidade, mas ela contém água salgada, e não doce e potável como a Nemo. :-*

PROCURANDO NEMO

Piscina mais profunda do mundo tem cavernas e até restaurante subterrâneo

SOBE E DESCE

A piscina tem 6 metros acima do nível do chão – os outros 27 metros, equivalentes a nove andares de um prédio, são subterrâneos. Além da piscina, o complexo de entretenimento da Nemo 33 tem, no teto, um terraço que funciona como bar e restaurante.

NÍVEL 3

A 5 metros de profundidade, há uma nova plataforma, quadrada, de 8 metros de lado. É aqui que acontece o chamado batismo, um mergulho individual para iniciantes acompanhados de um instrutor

RANGO SUBTERRÂNEO

Também há diversão para quem não quiser se molhar. No subsolo, fica um restaurante tailandês com pratos que custam 14 euros (cerca de 33 reais). No restaurante, há sete janelas de vidro em que os visitantes podem ficar vendo os mergulhadores no aquário humano.

HORA DO INTERVALO

Há duas cavernas submarinas, com água na parte de baixo e, em cima, um pequeno espaço cheio de ar respirável. As brechas servem para descanso e para o instrutor poder conversar com os alunos sem ter que voltar à superfície. Elas abrigam até 50 pessoas. O limite de mergulhadores na piscina é de 50 por hora durante o dia, e 30 por hora durante a noite, para não superlotar o local.

NÍVEL 4

A quarta plataforma da piscina fica a 10 metros de profundidade, em uma área de 6 metros de largura. Até aqui, é permitido mergulhar sem equipamento de respiração artificial. Daqui, o mergulhador pode entrar no túnel que leva às duas cavernas de descanso.

NÍVEL 5

Depois de cumprir todas as etapas, quem passou pelo curso pode mergulhar fundo, até os 33 metros de profundidade em um poço com 6,05 metros de diâmetro. No fundo, uma rosados- ventos mostra para que lado está o norte.