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Por que os botões do Playstation são figuras, e não letras?

Dois motivos pesaram na decisão: a busca por uma linguagem universal e o desejo de criar um produto inovador, diferente do que havia no mercado

Em parte, porque as figuras geométricas são uma linguagem compreendida em qualquer cultura – enquanto as letras “a”, “b”, “c”, “x” ou “y”, usada nos consoles concorrentes, não são universais (especialmente no oriente, onde muitos países usam ideogramas em vez do nosso alfabeto).

Mas a decisão também foi motivada pelo desejo de inovação. Quando recebeu, no começo de 1993, a missão de criar a identidade visual do primeiro console da Sony, o japonês Teiyu Goto sabia que tinha recebido uma oportunidade única e queria deixar sua marca. Para o controle, em vez de letras ou cores, ele usou formas geométricas para representar os botões e logo de cara decidiu pelo famoso quarteto quadrado, triângulo, círculo e xis. Veja sua explicação para cada forma.

 

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Quadrado

O quadrado rosa seria uma folha de papel, representando o acesso aos menus e aos documentos do jogo – função que acabou sendo mais atribuída ao Start.

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Triângulo

Uma perspectiva ou direção. Jogos em 3D eram uma grande aposta do primeiro PlayStation e controle de câmera era um aspecto importante de seus jogos.

 

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Círculo

Usados para momentos de tomada de decisão, especialmente em menus, o círculo  representa “sim” ou “aceitar” e o xis, “não” ou “voltar”.

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Xis

Curiosamente, no Japão o círculo é resposta positiva e o xis, a negativa, enquanto que no ocidente é o contrário. De qualquer maneira, acabou pegando!

Comentários

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  1. X – X, [ ] Box (caixa), O 360, o triangulo é só um triangulo mesmo

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