Logo ME

7 curiosidades bizarras sobre Roma, na Itália

A cidade tem segredos em pontos turísticos e em outros locais bem estranhos

MONEY, MONEY, MONEY!
É tradição: todo turista que vai a Roma joga até três moedas na Fontana di Trevi. O ponto turístico acumula, por ano, cerca de 900 mil euros! A Caritas, organização católica, leva uma hora para recolher o dinheiro todos os dias. Depois, ele é doado à caridade.

COMBO HISTÓRICO
O Circo Máximo era o local onde eram realizadas as corridas de biga. O lugar já é interessante por isso, mas tem mais: há um templo, que data do século 2, escondido no subterrâneo. Ele era usado para rituais em homenagem a Mitras, deus do Sol.

FORTUNA CODIFICADA
A Piazza Vittorio tem a misteriosa Porta Mágica. O terreno pertencia a um marquês que era obcecado em transformar chumbo em ouro. A Porta tem inscrições que até hoje não foram decifradas. Alguns acreditam que elas guardam a fórmula para finalmente realizar esse grande sonho da alquimia.

 

Veja também

(wikicommons/Mundo Estranho)

DECORAÇÃO DE MORTE
A Igreja Santa Maria della Concezione dei Cappuccini esconde uma decoração bem macabra: as paredes da cripta são revestidas de restos mortais de cerca de 4 mil frades.

 

(wikicommons/Mundo Estranho)

MILAGRE OCULTO
A Igreja Chiesa Nuova tem um quadro motorizado (!). Ele está em frente à pintura Madonna con il Bambino Benedicente, que, diz a lenda, sangrou há muitos anos. O motor faz com que o quadro desça e revele a obra milagrosa.

 

(wikicommons/Mundo Estranho)

EGITO NA ITÁLIA
Poderia ser o Cairo, mas é Roma. A Pirâmide de Céstio foi construída entre 18 e 12 a.C. e era a tumba de Caio Céstio Epulão, membro do clero romano. Mas pouco se sabe sobre ele, porque o local foi saqueado há anos.

 

(wikicommons/Mundo Estranho)

É TUDO FREE
Bom, nem tudo, mas a água é. O centro histórico tem diversas biqueiras de metal, chamadas de nasoni, que têm água potável. Elas foram espalhadas por ali em 1874, por ordem do prefeito Luigi Pianciani.

 

Veja também

ESTATÍSTICAS CURIOSAS
75 mil pessoas cabiam no Coliseu, no Império Romano
3 linhas de metrô correm a cidade: é perigoso cavar mais e danificar sítios arqueológicos
551 degraus levam à cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano
2,4 milhões de pessoas moram em Roma, a cidade mais populosa da Itália

FONTES Sites Atlas Obscura, Cosa Fare a Roma e Si Viaggia

 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!