Logo ME

Qual foi o primeiro país a ter um exército oficial?

.

canhao-como-funciona-soldado-militar-arma-guerra

– Como funciona um quartel do exército?

– Quais são as armas exclusivas do exército?

Os exércitos são mais antigos que o conceito de país e existem desde 2500 a.C., pelo menos. Os primeiros grupamentos organizados para defender territórios e atacar inimigos pertenciam a cidades-Estado da Suméria, no sul da Mesopotâmia – território que, hoje em dia, representa o Iraque e partes de Irã, Síria e Turquia.

Com a expansão das civilizações na Mesopotâmia, o interesse em áreas estratégicas, como canais e terras produtivas, provocou disputas entre vizinhos. O ato de guerra passou a fazer parte das leis sumérias, com uma cidade-Estado neutra servindo de árbitra nas batalhas.

Com as regras, surgiram alianças, dando origem a impérios que guerreavam com cidades estrangeiras. Civilizações da região, como acádios e babilônicos, começaram com exércitos de poucos milhares e expandiram territórios e forças militares aos poucos.

Os primeiros soldados lutavam com lanças, machados e adagas, e os “tanques” da época eram carruagens, com um condutor e um guerreiro armado com dardo ou arco composto – feito com ossos, tendões ou feixes de madeira.